O avesso do neodesenvolvimentismo: os conflitos sociais no entorno das obras do pac e a estratégia do consenso setorial
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254524Palavras-chave:
neodesenvolvimentismo, conflitos sociais, lulismo, governo Lula, construção civil.Resumo
Este artigo tem o objetivo de problematizar os desafios das experiências dos conflitos sindicais e sociais no contexto do auge do neodesenvolvimentismo, cujo carro chefe foi o Programa de Aceleração do Crescimento e seus entornos gerados pelos grandes projetos da construção civil pesada, articulados e financiados pelos governos progressistas.
Referências
SAMPAIO JR, Plínio de Arruda. Desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 112, p. 672-688, out./dez. 2012
ALVES, Giovani. Neodesenvolvimentismo e precarização do trabalho no Brasil – Parte I. https://blogdaboitempo.com.br/2013/05/20/neodesenvolvimentismo-e-precarizacao-do-trabalho-no-brasil-parte-i/
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho – Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2001.
MOTA, Ana Elizabete. Cultura da Crise e Seguridade Social - Um Estudo Sobre as Tendências da Previdência e da Assistência, Manuais, Projetos, Pesquisas de Serviço Social. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
Dossiê Trabalho e Vida. Disponível em: http://www.trabalhoevida.com.br/download/pira-juarez.pdf. Acessado em 21 de jun. de 2014.
DAL ROSSO, Sadi. Mais trabalho? A intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.
ossiê Megaeventos Violações de Direitos Humanos no Brasil-2ª Ed. Disponível em: http://comitepopulario.wordpress.com. Acessado em 05 de jun. de 2014.
FRANÇA, Teones. Novo sindicalismo no Brasil: histórico de uma desconstrução. São Paulo: Cortez, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.