Educador em formação: confluências teóricas e práticas educativas no percurso profissional de um docente.

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.256928

Mots-clés :

educador, ética, percursos formativos, práticas educativas

Résumé

Este texto apresenta os percursos formativos, perspectivas teóricas e as experiências profissionais que marcaram a formação de um docente e a repercussão em suas práticas educativas e na construção da sua identidade como educador.

Biographie de l'auteur

Rodrigo Silva Rosal De Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Filosofia. Professor do Departamento de Educação da UFRPE.

Références

CASERTANO, Giovanni. Paradigmas da verdade em Platão. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

COHEN, JONATHAN. Social, emotional, ethical, and academic education: creating a climate for learning, participation in Democracy, and Well-being. Harvard Educational Review. Vol. 76. N.2. 2006, pp.201-237.

CUBERO, Luis Núñez; PÉREZ, Clara Romero. Pensar La Educación: conceptos e opciones fundamentales. Madrid: Ediciones Pirámide, 2008.

ELIAS, M. J. et al. Promoting social and emotional learning: guidelines for educators. Alexandria, VA (USA): Association for Supervision and Curriculum Development, 1997.

FINE, G. (Ed.). Plato I, Metaphysics and Epistemology. Oxford, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2003.

GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2001.

GALEFFI, Dante Augusto. Didática Filosófica Mínima: ética do fazer-aprender a pensar de modo próprio e apropriado como educar transdisciplinar. Salvador: Quarteto Editora, 2017.

GREENBERG, M. T., Kusché, C.. Promoting Alternative Thinking Strategies (PATHS). Boulder, Colorado: Institute of Behavioral Science, Regents of the University of Colorado, 2002.

GREENBERG, M.T., Kusché, C. A., Riggs, N. The PATHS Curriculum: Theory and Research on Neurocognitive Development and School Success. IN. ZINS, J. E. et al.Building Academic Success on Social and Emotional Learning: What does theresearch say? New York: Teachers College Press, 2004. pp.170-188.

KONICK, Thomas De. Filosofia da Educação: ensaio sobre o devir humano. São Paulo: Paulus, 2007.

KUSCHÉ, C. A. & Greenberg, M. T.. The PATHS Curriculum – Promoting Alternative Thinking Strategies. 7 Vols. South Deerfield, MA (USA): Channing L.Bete Co., 1994.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. São Paulo: Editora Autêntica, 2017.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

PALUDO, Conceição. Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação. Rev. Bras. Educ. (online). 2018, vol.23, e230062.

PLATÃO. A República. 11a ed. Trad. Maria Helena Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

PLATON. Oeuvres completes. Tradução Léon Robin. Paris: Gallimard,1950.

POLICARPO JUNIOR, J. e Mark T. Greenberg. Formação humana e desenvolvimento emocional na educação: o currículo PATHS. Anais do IV Colóquio Franco Brasileiro de Filosofia da Educação, UERJ, 2008, pp.1-25.

POLICARPO JUNIOR, José. Indivíduo, Educação e Cultura. Recife: Editora Livro Rápido, 2006.

REBOUL, Olivier. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Nacional e Editora da USP, 1974.

REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

RODRIGUES, N. Educação: da Formação Humana à Construção do Sujeito Ético.Educ. Soc., Campinas, v. 22, n. 76, 2001.

RÖHR, F.. Educação e Espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional da realidade, do homem e da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

RÖHR, Ferdinand (Org.). Diálogos em educação e espiritualidade. Recife: Editora da UFPE, 2010.

ROUDINESCO, Elisabeth. O eu soberano: ensaio sobre as derivas identitárias. Rio de Jameiro: Zahar, 2022.

SANTOS, Boaventura de Souza. A universidade no século XXI – Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, José Trindade. Para ler Platão: a ontoepistemologia dos diálogos socráticos. Tomo I. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

SANTOS, José Trindade. Para ler Platão: o problema do saber nos diálogos sobre a teoria das formas. Tomo II. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCOLNICOV, S. Plato’s Metaphysics of Education. London/New York, 1988.

SILVA, André Gustavo Ferreira; COSTA E SILVA, Gildemarks e MATOS, Junot Cornélio (Organizadores). Fundamentos da Educação: fronteiras e desafios. Recife: Editora da UFPE, 2011.

ZINS, J. E. et al. Building Academic Success on Social and Emotional Learning:What does the research say? New York: Teachers College Press, 2004.

Publiée

2023-07-03

Numéro

Rubrique

Dossiê: "Ética e prática educativa"