La educación en las consideraciones sobre el gobierno de Polonia de Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2020.244986Palavras-chave:
Rousseau, Polonia, Educación, Individuo, Contrato Social, LibertadResumo
El artículo ofrece un análisis pormenorizado de la educación del ciudadano propuesta en las Consideraciones sobre el gobierno de Polonia de Rousseau. Se destacan las principales incompatibilidades con la pedagogía defendida en el Emilio, así como sus consecuencias para la igualdad y la libertad en relación con la filosofía política defendida en el Contrato Social. Se concluye que el ciudadano que se forja en la educación polaca integrará al otro en sí mismo precisamente para reconocerlo en su desigualdad, lo que supone la imposibilidad empírica del modelo teórico del Contrato Social para Polonia.Referências
Boyd, William, The Educational Theory of Jean-Jacques Rousseau. Londres, Longman, 1911.
Gay, Peter, The Enlightenment: An Interpretation. Vol II: The Science of Freedom. Londres, Weidenfeld and Nicolson, 1970.
Hermosa Andújar, Antonio, De la educación del príncipe a la educación del ciudadano. México. Triana. 1998.
______________. “El (proto) nacionalismo de Maquiavelo y Rousseau y sus repercusiones en la política”. Co-herencia, vol. 13, nº 24, pp. 61-83.
Masters, Roger D., The Political Philosophy of Jean-Jacques Rousseau. Princeton, NJ. Princeton University Press. 1968.
Riley, Patrick, The Cambridge Companion to Rousseau. Cambridge. Cambridge University Press. 2001.
Rousseau, Jean Jacques, Escritos constitucionales (trad., intr. y notas de Antonio Hermosa Andújar), Madrid, Tecnos, 2016.
______________.Emile, trans. A. Bloom, London, Penguin, 1991.
______________. “Letter to d'Alembert on the Theatre”, en Politics and the Arts (trad. y ed. de A. Bloom), Ithaca, NY, Cornell University Press, 1960.
______________. Political Writings (trad. y ed. de F. Watkins). Edinburgh, Madison, University of Wisconsin Press, 1986.
______________. Discurso sobre la economía política. Madrid, Maia, 2011.
Wokler, Robert, Rousseau. Oxford, Oxford University Press, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tópicos Educacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons: creativecommons.org/licenses/by/4.0. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.