O que cabe no brincar?

Sentidos e desmistificações da ludicidade na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2026.268954

Palavras-chave:

ludicidade, Educação Infantil, atividades lúdicas, desenvolvimento infantil, aprendizagem

Resumo

O artigo discute a ludicidade como uma dimensão essencial da educação infantil, destacando que sua função pedagógica ainda é frequentemente subestimada quando reduzida à ideia de simples “brincadeirinhas”. A pesquisa analisa a importância das práticas lúdicas no cotidiano escolar e busca desmistificar essa compreensão reducionista, evidenciando o brincar como um eixo estruturante da infância e da aprendizagem. A investigação foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e de 20 turnos de observação realizadas em 2019 por graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em uma escola municipal da cidade, acompanhando duas professoras e duas turmas de pré 2, compostas por crianças de quatro e cinco anos. As observações de campo revelaram que atividades lúdicas, quando planejadas com intencionalidade pedagógica, potencializam a aprendizagem, estimulam a criatividade, fortalecem vínculos sociais e contribuem para o desenvolvimento integral das crianças.

Biografia do Autor

Fernando Russo Costa do Bomfim, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto – FHO

Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS.

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Mestra em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - 2025). Graduanda em Psicologia na Fundação Hermínio Ometto (FHO) (2025 – atual).

Bruna Rosso Camargo, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Possui pós-graduação em Artes Visuais, Orientação Escolar e Psicopedagogia pela FASUL Educacional (2023/2024). Atualmente, Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em trabalho pedagógico.

Cristian Cargnin Barbieri, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Mestre em Ciência do Movimento e Reabilitação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente Professor de Educação Física no Município de Santa Maria, RS, e Professor de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação.

Referências

ANDRADE, L. B. P. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; Cultura Acadêmica, 2010.

BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artmed, 1998.

CORSARO, W. A. Sociologia da infância. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2011.

FORTUNA, T. R.; BORDAS, M. C. A formação lúdica do professor: contribuições da extensão. Revista del IICE, UBA, v. 15, p. 98-105, 2007.

FRIEDMANN, A. O universo simbólico da criança: olhares sensíveis para a infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Perspectiva, v. 12, n. 22, p. 105-128, 1994.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e Pesquisa, v. 27, p. 229-245, 2001.

KOHAN, W. O. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. In: LUCKESI, C. C. Ludicidade: o que é mesmo isso. p. 22-60, 2005.

LUCKESI, C. C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014.

MACHADO, M. M. A criança é performer. Educação & Realidade, Porto Alegre: FACED/UFRGS, v. 35, n. 2, p. 115-136, 2010.

SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 26, p. 361-378, 2005.

VELASCO, C. Histórias de boca: o conto tradicional na Educação Infantil. São Paulo: Panda Educação, 2018.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

XAVIER FILHA, C. Violências e direitos humanos em pesquisa com crianças. Educação e Pesquisa, v. 41, n. spe, p. 1569-1584, 2015.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Downloads

Publicado

17-07-2026

Edição

Seção

Artigos: demanda contínua