ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Adriane Amazonas Da Silva Aragão
  • João Junior Joaquim Da Silva
  • Mayra De Santana Mendes

DOI:

https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243819

Resumo

O presente artigo, tem como objetivo expor práticas de ensino por investigação e o reflexo desse método nos estudantes, tendo como ênfase o protagonismo estudantil. Neste trabalho são compartilhados experiências e resultados da vivência formativa promovida pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) que aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral Divino Espírito Santo que fica localizada no Recife-PE. A intervenção ocorreu com alunos do fundamental I com idades entre 11 e 14 anos, tendo como temática o uso sustentável da água, onde a proposta do ensino por investigação foi a construção de uma estação de tratamento de água (ETA). Portanto, ao construir o experimento, os alunos tiveram a oportunidade de propor explicações para o resultado da água limpa e hipóteses para o papel de cada componente. No final do processo todos os estudantes conseguiram alcançar êxito na construção do experimento, obtendo o produto final proposto, ou seja, a água filtrada.

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Publicado

2019-12-27