ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO CONHECIMENTO
DOI :
https://doi.org/10.51359/2595-7597.2019.243819Résumé
O presente artigo, tem como objetivo expor práticas de ensino por investigação e o reflexo desse método nos estudantes, tendo como ênfase o protagonismo estudantil. Neste trabalho são compartilhados experiências e resultados da vivência formativa promovida pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) que aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral Divino Espírito Santo que fica localizada no Recife-PE. A intervenção ocorreu com alunos do fundamental I com idades entre 11 e 14 anos, tendo como temática o uso sustentável da água, onde a proposta do ensino por investigação foi a construção de uma estação de tratamento de água (ETA). Portanto, ao construir o experimento, os alunos tiveram a oportunidade de propor explicações para o resultado da água limpa e hipóteses para o papel de cada componente. No final do processo todos os estudantes conseguiram alcançar êxito na construção do experimento, obtendo o produto final proposto, ou seja, a água filtrada.Références
BAPTISTA, M; MENDES, L. Concepção e implementação de actividades de investigação: um estudo com professores de física e química do ensino básico. Universidade de Lisboa, 2010.
CARVALHO, A. M. P. O Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo. p. 1 2004.
KRASILCHIK, M. Prática em Ensino de Biologia. 4º Ed. São Paulo, 2008.
SCARPA, D. L; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Revista
Volume 3
Número 1 ISSN 2595 - 7597
https://periodicos.ufpe.br/revistas/vivencias
2
Revista Vivências em Ensino de Ciências
ª Edição Especial
Estudos Avançados, Vol 12, São Paulo, 2018. Acesso em: 19 de Julho de 2019. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300025>.
ZABALZA, M. A. Ser profesor universitario hoy. La Questión Universitaria. N.5. (p.69- 81) 2009.
ZÔMPERO, F. LABURÚ, A. EDUARDO, C. Atividades Investigativas No Ensino de Ciências: Aspectos Históricos e Diferentes Abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. Acesso em:18 de julho de 2019. Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=129521755005>.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Vivências em Ensino de Ciências estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Você tem o direito de: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial; Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os termos seguintes: Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso; Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.