Gestão escolar e juventudes: uma relação a partir do grafite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2359-1382.2020.248276

Palavras-chave:

juventudes, gestão escolar, grafiti, hip hop

Resumo

Este estudo apresenta recorte de pesquisa em que se analisou como a gestão escolar dialoga com as ações de um jovem grafiteiro. A pesquisa qualitativa e de inspiração etnográfica realizou um estudo de caso em uma escola pública que introduziu oficinas de grafite, utilizando este espaço como relação de produção e de transmissão de saberes. Apresenta-se a possibilidade de “outras” relações construídas entre as juventudes e a gestão escolar, o que contribui para um melhor entrosamento entre escola e sociedade.

 

Biografia do Autor

Renata Paula dos Santos Moura, UFPE

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo de Pesquisa Estudo das Organizações Educativas e do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL), ambos da UFPE.

Alice Happ Botler, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia (UFPE) e Pós-doutorado em Educação (University of Toronto), Professora do Departamento de Administração Escolar e Planejamento EducacionalPrograma de Pós-graduação em Educação - Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2021-02-11

Edição

Seção

Artigos