O crítico José Veríssimo: literatura, história e educação
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240762Palavras-chave:
José Veríssimo, história da literatura brasileira, crítica literária, educação.Resumo
Escrita no decorrer da carreira de José Veríssimo, a História da literatura brasileira: de Bento Teixeira (1602) a Machado de Assis (1908) representa a confluência de todas as atividades do crítico paraense como intelectual. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é refletir sobre as tarefas de crítico e historiador literário e as de intérprete da nação brasileira, por meio da aproximação entre os discursos que compõem a História, em especial literatura e educação. Ao propor a definição dessas linhas, observa-se que a obra de José Veríssimo possui uma organicidade e um apuramento de seus critérios de análise.
Referências
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. 2a. edição. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
ALENCAR, Heron de. Sobre José Veríssimo. In: VERÍSSIMO, J. História da literatura brasileira: de Bento Teixeira (1601) a Machado de Assis (1908). 4a. edição. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1963.
BARBOSA, João Alexandre. A tradição do impasse: linguagem da crítica e crítica da linguagem em José Veríssimo. São Paulo: Ática, 1974
BARBOSA, João Alexandre. A biblioteca imaginária. São Paulo: Ateliê Editorial, 1996.
BARBOSA, João Alexandre. A História da literatura brasileira de José Veríssimo. In: BARBOSA, J. A. Alguma crítica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 4ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre azul, 2004, p. 169-191.
CANDIDO, A. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In: CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 8a. edição. São Paulo: T. A Queiroz; Publifolha, 2000.
KANT, I. Textos Seletos. 2. ed. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985
PEREIRA, M. R. José Veríssimo: crítica, história e educação. Orientador: Dr. Luiz Roberto Velloso Cairo. Tese (Programa de Pós-graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Universidade Estadual Paulista, UNESP, FCL, Assis-SP, 2003. 349 f.
MARTINS, W. O crítico José Veríssimo. In: O Estado de S. Paulo (Suplemento literário). São Paulo, 14 de maio de 1957.
NUNES, B. Historiografia literária do Brasil. In: NUNES, B. Crivo de papel. São Paulo: Ática; Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Mogi das Cruzes, SP: Universidade de Mogi das Cruzes, 1998, p. 205-46
RENAULT, D. A vida brasileira no final do século XIX: visão sociocultural e política de 1890 a 1901. Rio de Janeiro; Brasília: José Olympio, INL, Fundação Nacional Pró-memória, 1987.
Sinopse do Recenseamento realizado em 1 de setembro de 1920, População do Brasil, "Coeficientes da população dos Estados do Brasil em 1872, 1890 e 1920 segundo o grau de instrução e a idade". Rio de Janeiro: Imprensa Estatística, s/d.
VENTURA, R. Estilo tropical; história cultural e polêmicas literárias no Brasil 1870-1914. 2ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
VERÍSSIMO, J. História da literatura brasileira: de Bento Teixeira (1601) a Machado de Assis (1908). 1o milheiro. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves & Cia, 1916.
VERÍSSIMO, J. A educação nacional. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1906.
VERÍSSIMO, J. Literatura brasileira. In: VERÍSSIMO, J. Letras e literatos: estudinhos críticos da nossa literatura do dia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1936.
VERÍSSIMO, J. Estudos brasileiros (1877-1885). Pará: Tavares Cardoso & C, 1889.
VERÍSSIMO, J. Que é literatura? e outros escritos. Rio de Janeiro: Garnier, 1907.
VERÍSSIMO, J. José Veríssimo: teoria crítica e história literária. Seleção e apresentação de João Alexandre Barbosa. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo: Edusp, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Marcio Roberto Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.