O discurso sobre um 'ditador': uma análise crítico-discursiva
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240797Palavras-chave:
Hugo Chávez, Venezuela, análise crítica do discurso, linguística sistêmico-funcional.Resumo
Baseado nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise crítica do Discurso (Fairclough 2003, 2001) e na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), este artigo tem por objetivo demonstrar quais estratégias linguísticas foram utilizadas pela revista Veja na construção da imagem social do ex-presidente Hugo Chávez. Para isto, utilizamos como corpus a reportagem "Louco por uma guerrinha". O resultado desta análise nos mostra que a revista sustenta um discurso contrário a Chávez, construindo a imagem de um presidente autoritário, personalista e um perigo que ultrapassa as fronteiras de seu país.Referências
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity. Rethinking critical discourse. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1999.
CUNHA, M.A.F. da; SOUZA, M.M.de. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro, Lucerna, 2007.
FAIRCLOUGH, N. A dialética do discurso. Trad. Raquel G. Barreto. Revista Teias, v.11, n.22, p.225-234, maio/agosto, 2010.
FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, 2001.
FUZER, C.; CABRAL, S.R.S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2014.
GIANNOTTI, V. Muralhas da linguagem. 2ª Ed. Rio de janeiro: Mauad, 2004.
HALLIDAY, M.A.K.; MATHIESEN, C. Introduction to functional grammar. 4a ed. London and New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2004.
MELO, I.F. Análise crítica do discurso: um estudo sobre a representação de LGBT em jornais de Pernambuco. Recife: E. Universitária da UFPE, 2010.
MENDES, F. S. Hugo Chavez em seu labirinto: o movimento bolivariano e a política na Venezuela. São Paulo: Alameda, 2012.
NEVES, M.H.M. A Gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cibelia Renata da Silva Pires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.