O discurso sobre um 'ditador': uma análise crítico-discursiva
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240797Parole chiave:
Hugo Chávez, Venezuela, análise crítica do discurso, linguística sistêmico-funcional.Abstract
Baseado nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise crítica do Discurso (Fairclough 2003, 2001) e na Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2004), este artigo tem por objetivo demonstrar quais estratégias linguísticas foram utilizadas pela revista Veja na construção da imagem social do ex-presidente Hugo Chávez. Para isto, utilizamos como corpus a reportagem "Louco por uma guerrinha". O resultado desta análise nos mostra que a revista sustenta um discurso contrário a Chávez, construindo a imagem de um presidente autoritário, personalista e um perigo que ultrapassa as fronteiras de seu país.Riferimenti bibliografici
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity. Rethinking critical discourse. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1999.
CUNHA, M.A.F. da; SOUZA, M.M.de. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro, Lucerna, 2007.
FAIRCLOUGH, N. A dialética do discurso. Trad. Raquel G. Barreto. Revista Teias, v.11, n.22, p.225-234, maio/agosto, 2010.
FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, 2001.
FUZER, C.; CABRAL, S.R.S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2014.
GIANNOTTI, V. Muralhas da linguagem. 2ª Ed. Rio de janeiro: Mauad, 2004.
HALLIDAY, M.A.K.; MATHIESEN, C. Introduction to functional grammar. 4a ed. London and New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2004.
MELO, I.F. Análise crítica do discurso: um estudo sobre a representação de LGBT em jornais de Pernambuco. Recife: E. Universitária da UFPE, 2010.
MENDES, F. S. Hugo Chavez em seu labirinto: o movimento bolivariano e a política na Venezuela. São Paulo: Alameda, 2012.
NEVES, M.H.M. A Gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Cibelia Renata da Silva Pires

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.