“Criando um problema”: a escrita da seção de identificação/caracterização do problema nas áreas de Linguística e Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.241706

Palavras-chave:

gêneros acadêmicos, projetos de pesquisa, seção de caracterização do problema, análise de gêneros.

Resumo

Essa pesquisa objetivou analisar como a seção de caracterização/identificação do problema de projetos de pesquisa é organizada retoricamente nas áreas de Linguística e de Química. Com base em Swales (1990), Silva (2015) e Alves Filho (2018), foram analisados 9 projetos de pesquisa da área de Linguística e 9 da área de Química, produzidos para fins de pesquisa durante o curso de mestrado. Os resultados revelaram que, na seção em análise, a área de Química tende a apontar lacunas, enquanto a área de Linguística tende a levantar questionamentos sobre o tema.

Biografia do Autor

Camila Rayssa Barbosa da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2017). Atualmente é mestranda em Letras, com ênfase em estudos da linguagem, também pela Universidade Federal do Piauí (2018-2020). Bolsista CAPES/FAPEPI. Participa do Núcleo de Pesquisas em Texto, Gênero e Discurso - CATAPHORA.

Francisco Alves Filho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1990), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE-(2000) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (2005). Desenvolveu projeto de pós-doutorado na UNICAMP (2009-2010). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Piauí. Coordena o Núcleo de Pesquisa CATAPHORA, através do qual coordena uma pesquisa, com financiamento do CNPQ, sobre letramento acadêmico com foco na escrita de projetos de pesquisa.

Viviane Garcêz de Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente é mestranda em Letras, área de concentração em Linguística, pela Universidade Federal do Piauí, bolsista CAPES/FAPEPI. É membra do grupo de pesquisa GETOE, com estudos voltados para a teoria das operações enunciativas (TOPE) do francês Antoine Culioli.

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Publicado

29-06-2020

Como Citar

Silva, C. R. B. da, Alves Filho, F., & Oliveira, V. G. de. (2020). “Criando um problema”: a escrita da seção de identificação/caracterização do problema nas áreas de Linguística e Química. Revista Investigações, 33(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.241706

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

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