Atitudes de leitura e efeitos de sentidos na escrita de dissertações do ProfLetras

Autori

  • Valnecy Oliveira Corrêa Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241773

Parole chiave:

leitura, escrita acadêmica, formação docente, efeito de sentido(s).

Abstract

Neste texto, investigo os efeitos de sentido(s) materializados na escrita de duas dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), por meio do uso dos termos texto e gênero discursivo. Para tanto, ancoro-me nos fundamentos da Análise do Discurso, através dos quais mobilizo conceitos como memória e interdiscurso. A análise dos dados aponta que os efeitos de sentido(s) construído(s) pelo uso dos termos texto e gênero discursivo, resultam em processos discursivos por metonímia e sinonímia. Esses processos revelam como a força coercitiva do discurso Outro interfere na articulação entre o dizer do sujeito professor e o dizer teórico.

Biografie autore

Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Maranhão, em 2008. Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí, em 2015. Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estudos na linha de Linguística Teórica e Descritiva, com foco nos estudos do texto e do discurso. Professora Assistente A da Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED) e do Grupo de Pesquisa, Ensino, Leitura e Escrita (GPELE). Experiência na área de Letras, ênfase em Língua Portuguesa, com foco nos estudos sobre a Leitura. Atua principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa e Formação Continuada de professores com foco no processo de ensino e aprendizagem de leitura.

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Campus de Ji-Paraná, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Chefe do Departamento de Letras da UFRN, Vice-Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN, Editora Chefe da Revista Gelne e Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita - CEFLE. Autora do livro Pesquisa na Graduação: a produção do gênero acadêmico, organizadora do livro Ensino da Leitura e da Escrita e já publicou vários artigos científicos sobre a temática da escrita no ensino superior.

Riferimenti bibliografici

APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. – São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

FAIRCHILD, THOMAS Massao. Velas que não iluminam: texto, gênero e a invenção do professor genérico. In: RIOLFI, Claudia. BARZOTTO, Valdir Heitor (Org.). Sem choro nem vela: carta aos professores que ainda vão nascer. São Paulo: Paulistana, 2012.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

GINSBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 3. ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7. ed. Campinas – SP: Pontes, 2015.

Pubblicato

2019-12-31

Come citare

Santos, V. O. C., & Campos, S. F. (2019). Atitudes de leitura e efeitos de sentidos na escrita de dissertações do ProfLetras. Revista Investigações, 32(2), 522–547. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241773

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.