Atitudes de leitura e efeitos de sentidos na escrita de dissertações do ProfLetras
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241773Parole chiave:
leitura, escrita acadêmica, formação docente, efeito de sentido(s).Abstract
Neste texto, investigo os efeitos de sentido(s) materializados na escrita de duas dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), por meio do uso dos termos texto e gênero discursivo. Para tanto, ancoro-me nos fundamentos da Análise do Discurso, através dos quais mobilizo conceitos como memória e interdiscurso. A análise dos dados aponta que os efeitos de sentido(s) construído(s) pelo uso dos termos texto e gênero discursivo, resultam em processos discursivos por metonímia e sinonímia. Esses processos revelam como a força coercitiva do discurso Outro interfere na articulação entre o dizer do sujeito professor e o dizer teórico.Riferimenti bibliografici
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. – São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
FAIRCHILD, THOMAS Massao. Velas que não iluminam: texto, gênero e a invenção do professor genérico. In: RIOLFI, Claudia. BARZOTTO, Valdir Heitor (Org.). Sem choro nem vela: carta aos professores que ainda vão nascer. São Paulo: Paulistana, 2012.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
GINSBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 3. ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. 7. ed. Campinas – SP: Pontes, 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Sulemi Fabiano Campos

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.