Na Corda bamba de Lygia: os traços de Bildungsroman no romance bojunguiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.245073

Palavras-chave:

Bildungsroman, literatura infantil e juvenil, Lygia Bojunga Nunes, iteratura comparada.

Resumo

Esta pesquisa busca compreender as semelhanças e as diferenças entre os processos de formação de um Bildungsroman alemão e aquele aplicado à Literatura juvenil contemporânea brasileira. Assim, empenha-se o conceito de bildungsroman socio-historicamente compreendendo suas características, delineando a sua preocupação com formação, estabelecendo ligação com os intentos da vertente brasileira. A fim de exemplificar as afirmações feitas, recorre-se ao romance Corda bamba (2002), de Lygia Bojunga Nunes. A intenção é explicar que, apesar de a formação nessa literatura se dar diferentemente daquela estabelecida, ainda assim se classifica como formadora. Como base teórico-crítica: Lukács (2000), Ariés (2011), Maas (2000), entre outros.

Biografia do Autor

Thayná Cavalcante Marques, Universidade Federal de Goiás, Programa de pós-graduação de Letras e Linguística.

Graduada em Letras-Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2018. Mestranda em Estudos literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL), também pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e produz pesquisa na linha de estudos que compreende a Literatura infantil e juvenil, com foco na produção brasileira desta.

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Publicado

08-12-2020

Como Citar

Marques, T. C. (2020). Na Corda bamba de Lygia: os traços de Bildungsroman no romance bojunguiano. Revista Investigações, 33(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.245073

Edição

Seção

Dossiê: Literatura Contemporânea de Língua Portuguesa

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