O sucesso: uma análise do discurso publicitário de/sobre o sucesso em centros universitários privados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253673

Palavras-chave:

sucesso, discurso publicitário, AD francesa, ideologia.

Resumo

Este artigo analisa o enunciado “sucesso”, sua formação discursiva e efeitos de sentido na publicidade dos principais centros universitários privados de Pernambuco – em sua circulação e força na mídia, sob a ótica da teoria e procedimento metodológico da AD francesa. Tem por objetivo analisar a memória discursiva na publicidade de instituições de ensino superior privadas brasileiras. Foram coletadas e analisadas peças publicitárias impressas e/ou audiovisuais dos três principais centros universitários privados de Recife - PE, de acordo com o ranking de IGCs do MEC 2021: Unibra; Unit; UniFBV, de qualidade reconhecida pelo MEC com IGCs 3, 4 ou 5.

Biografia do Autor

Victor Hugo D'Albuquerque Lima, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e Diretor Geral da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR).

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Professora adjunta IV da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Referências

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Publicado

28-12-2022

Como Citar

Lima, V. H. D., & Azevedo, N. P. da S. G. de. (2022). O sucesso: uma análise do discurso publicitário de/sobre o sucesso em centros universitários privados. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253673

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e mídias: discursividades e(m) disputa(s)

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