Memórias da Guma: preservação do Tambor de Mina no poema “Toiá Verequête”, de Bruno de Menezes
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.258377Palavras-chave:
Tambor de Minas, memórias, literatura afro-brasileira, Bruno de MenezesResumo
Este estudo tem o objetivo de analisar o poema “Toiá Verequête”, presente na obra Batuque, de Bruno de Menezes, como uma escrita literária que preservou a religião afro-brasileira Tambor de Mina e memórias subterrâneas. Para isso, usa os estudos sobre Memória (Candau, 2016; Assmann, 2011; Pollak, 1989), Ciências da Religião (Ferretti, 1996; Luca, 2010; Valcacio, 2022) e Literatura afro-brasileira (Duarte, 2010), tendo como método da Literatura Comparada (Carvalhal, 1991). Ao interpretar o poema, que narra a incorporação de Toia Verequete numa mãe de santo, percebemos que se trata de uma Literatura afro-brasileira que preserva o Tambor de Mina e memórias.
Referências
ALVES, Mariana Janaina dos Santos. Batuqueopiques: Tradução cultural e Negritude nos poemas de Léopold Sédar Senghor e Bruno de Menezes. 2021. 292 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/210993. Acesso em 27 ago. 2022.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2011.
BAGNO, Marcos. O impacto das línguas bantas na formação do português brasileiro. Cadernos de Literatura em Tradução, [s. l.], n. 16, p. 19-32, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/clt/article/view/115266. Acesso em: 28 ago. 2022.
CANDAU, Joel. Memória e identidade. Tradução de Maria Leticia Ferreira. 1 ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
CARVALHAL, Tania Franco. Literatura comparada: a estratégia interdisciplinar. Revista brasileira de literatura comparada, Niterói, n. 1, p. 9-21, 1991. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/181303. Acesso 29 ago 2022.
DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 14, n. 23, p. 113-138, 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/10953/8012. Acesso 22 ago. 2022.
DUNCAN, Quince. Afrorrealismo: uma nova dimensão da literatura latino-americana. In: CAPAVERDE, Tatiana da Silva; SILVA, Liliam Ramos da. Deslocamentos culturais e suas formas de representação. 1 ed. Boa Vista: Editora da UFRR. 2019, p. 241-259. Disponível em: https://ufrr.br/editora/index.php/editais?download=412. Acesso em 24 out. 2023.
FERNANDES, José Guilherme dos Santos. Negritude e crioulização em Bruno de Menezes. Novos Cadernos NAEA, [s. l.] v. 13, n. 2, p. 219-233, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/479. Acesso 04 nov. 2022.
FERRETTI, Mundicarmo. Desceu na Guma: O caboclo no Tambor de Mina, processo de mudança de um terreiro de São Luís: a Casa Fanti-Ashanti. São Luís: EDUFMA, 1996.
FREITAS, Henrique. A literatura-terreiro na cena hip hop afrobaiana. A Cor das Letras, v. 12, n. 1, p. 171–186, 2011. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1491. Acesso em 24 out. 2023.
LEAL, Luiz Augusto Pinheiro. Nossos intelectuais e os chefes de mandinga: repressão, engajamento e liberdade de culto na Amazônia (1937-1951). 2011. 231 f. Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8602/1/Leal.pdf. Acesso em 20 ago. 2022.
LUCA, Taissa Tavernard de. “Tem branco na guma”: A nobreza europeia montou Corte na Encantaria Mineira. 2010. 260 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Pará. Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2010.
MENEZES, Bruno. Batuque: Poemas. 6ª Ed. Belém-Pará: Secretaria de Cultura, 1984.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S/A, 1978.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, [s. l.], v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. Disponível em: https://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf. Acesso 07 nov. 2022.
VALCACIO, Naiara Larissa Raiol. Memória, transe e sincretismo: ensaio sobre as narrativas do poema “Toiá Verequête” de Bruno de Menezes. 2022. 28 f. Monografia (Licenciatura em Ciências da Religião) - Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, Belém, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Állan Sereja dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.