Memórias da Guma: preservação do Tambor de Mina no poema “Toiá Verequête”, de Bruno de Menezes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.258377

Palavras-chave:

Tambor de Minas, memórias, literatura afro-brasileira, Bruno de Menezes

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar o poema “Toiá Verequête”, presente na obra Batuque, de Bruno de Menezes, como uma escrita literária que preservou a religião afro-brasileira Tambor de Mina e memórias subterrâneas. Para isso, usa os estudos sobre Memória (Candau, 2016; Assmann, 2011; Pollak, 1989), Ciências da Religião (Ferretti, 1996; Luca, 2010; Valcacio, 2022) e Literatura afro-brasileira (Duarte, 2010), tendo como método da Literatura Comparada (Carvalhal, 1991). Ao interpretar o poema, que narra a incorporação de Toia Verequete numa mãe de santo, percebemos que se trata de uma Literatura afro-brasileira que preserva o Tambor de Mina e memórias. 

Biografia do Autor

Állan Sereja dos Santos, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Mestrando em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), bolsista Capes e integrante do Projeto de Pesquisa Academia do Peixe Frito: interfaces Literatura e Jornalismo (PPGCLC/UNAMA, PPGCOM/UFPA). E-mail: allanserejapa@gmail.com.

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Publicado

19-04-2024

Como Citar

Santos, Állan S. dos. (2024). Memórias da Guma: preservação do Tambor de Mina no poema “Toiá Verequête”, de Bruno de Menezes. Revista Investigações, 37(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.258377

Edição

Seção

Artigo - Literatura (seção livre)

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