Límite y más allá: obra de arte, acontecer poético y ciudad
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.258382Palabras clave:
límite, poética, hermenéutica, aporíaResumen
¿Qué significa y dónde está el límite? Propondremos un camino para pensar tales cuestiones desde un pensamiento poético, que busca encontrar formas de manifestar concretamente el límite como presencia. Discutiremos cómo el límite no es simplemente la imposición de una regla, sino también la propia eclosión del ser, sin que se pueda distinguir el límite y lo limitado. Señalaremos, hermenéuticamente, la instancia originaria que la obra de arte establece como no solo lo que hace visibles los límites, sino lo que posibilita su atravesamiento. Por último, pensaremos en la relación entre el artista, la obra de arte y la ciudad desde lo poético.
Citas
ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES, HERÁCLITO. Os pensadores originários. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Bragança Paulista: EDUSF, 2005.
BAUDELAIRE, C. “O pintor da vida moderna”. In: Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.
BRANDÃO, J. de S. Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega. 4. ed. vol. I. Petrópolis: Vozes, 1991.
CASTRO, M. A. de. O acontecer poético – ¬a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982.
CASTRO, M. A. de. Dicionário de Poética e Pensamento. s. n. t. Disponível em: http://www.dicpoetica.letras.ufrj.br/. Acesso em 15 maio 2022.
CHANTRAINE, P. Dictionnaire étymologique de la langue grecque. Paris: Éditions Klincksieck, 1980.
ERNOUT, A.; MEILLET, A. Dictionnaire étymologique de la langue latine. Paris: Librairie C. Klincksieck, 1951.
GLARE, P. G. W. Oxford Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press, 1968.
HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
HEIDEGGER, M. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.
HOUAISS, A. Dicionário da língua portuguesa. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Versão 3.0. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
JARDIM, A. A conferência titular – Poética: o modo essencial de pronúncia do real. Rio de Janeiro: musAbsurda, 2012.
JARDIM, A. “Ícaro e a metafísica – um elogio da vertigem”. Concinnitas, Rio de Janeiro, n. 3, jan./dez. 2000.
JARDIM, A. “Música e literatura: há uma pedra no meio do caminho?”. Revista Palavra, Rio de Janeiro, ano 5, n. 4, jul. 2013.
JARDIM, A. “Peripoética do absurdo: linguagem, música e poesia – vigências gestuais concretas”. Mimeo, s. n. t.
LIDDELL, H. G.; SCOTT, R. A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1996.
LIRA, A. O poético como princípio da técnica. 2019. Tese (Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) – Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
MEIRELES, C. Poesia completa. vol. I. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
ROSA, G. Primeiras estórias. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
WERLE, M. A. “Hölderlin: intuição e intimidade”. Ide, São Paulo, vol. 34, n. 53, dez. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 André Lira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.