Entre o lembrar e o esquecer em Chicos que Vuelven

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.258501

Palavras-chave:

Chicos que vuelven, Mariana Enriquez, desaparecidos, arquivo, memória

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura das ações do lembrar e do esquecer em Chicos que Vuelven (2011), de Mariana Enriquez. A elaboração do arquivo de crianças e adolescentes desaparecidos, em Buenos Aires, se constitui como experiência chave na tensionada relação que vivencia a sociedade civil e as subjetividades na narrativa. A partir de Derrida (2001), entre outros, compreendemos que o entrelaçamento das noções de arquivo e memória remetem para um passado recente traumático da nação e rompem com uma restauração da ordem no tempo presente, subjugando a essa população a uma paralisia coletiva.

Biografia do Autor

Adriana Binati Martinez, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Professora Adjunta no curso de Letras, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Irati, Paraná. Atua na área de literaturas de língua espanhola e latino-americana. E-mail: abmartinez08@gmail.com.

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Publicado

06-12-2023

Como Citar

Martinez, A. B. (2023). Entre o lembrar e o esquecer em Chicos que Vuelven. Revista Investigações, 36(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.258501

Edição

Seção

Artigo - Literatura (seção livre)

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