Multimodalidade nas práticas de leitura do livro didático de português para o ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.260406

Palavras-chave:

leitura, livro didático de português, multimodalidade

Resumo

Este trabalho investiga o tratamento didático dispensado ao fenômeno da multimodalidade nas atividades de leitura da coleção de livros didáticos Ser Protagonista, destinada ao Ensino Médio. Sob a perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos do Grupo de Nova Londres, aderida no Brasil por Rojo (2012), Kleiman (2014), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), entre outros, a análise examina como as propostas de atividades de leitura abordam a integração de diferentes semioses. Constatou-se um tratamento limitado, revelando a primazia da linguagem verbal sobre outras semioses. 

Biografia do Autor

Jary Amaral de Deus Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Mestrando do Profletras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Graduado em Letras Português-Licenciatura pela mesma universidade. E-mail: jaryamaral@gmail.com.

Emanuel Cordeiro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor de Linguística da mesma universidade. E-mail: emanuelcords@gmail.com.

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Publicado

26-04-2024

Como Citar

Barros, J. A. de D., & Silva, E. C. da. (2024). Multimodalidade nas práticas de leitura do livro didático de português para o ensino médio. Revista Investigações, 36(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.260406

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

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