O português afrancesado: A contradição na atribuição de valor do repertório linguístico de Érick Jacquin
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.262335Parole chiave:
ideologias de linguagem, repertórios linguísticos, públicos da modernidade recenteAbstract
Este estudo de caso explora o processo de atribuição de valor a repertórios multilíngues na contemporaneidade. Para isso, parte-se da premissa de que repertórios são recursos linguísticos-semióticos para discutir, centralmente, os modos em que as ideologias de linguagem operam na organização dos diferentes públicos na modernidade recente. A análise sugere uma aparente contradição na atribuição de valores, pois cada ideologia ocupa um espaço diferente e projeto um público diferente.
Riferimenti bibliografici
BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and superdiversity. Diversities, v. 13, n. 2, p. 1-21, 2011.
CAVANAUGH, J. R.; SHANKAR, S. Producing authenticity in global capitalism: Language, materiality, and value. American Anthropology, v. 116, p. 51-64, 2014.
COELHO, A. S. Jurado do MasterChef Brasil atacado na internet por criticar Português. Move notícias, Atualidades, 02 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://www.movenoticias.com/2017/02/jurado-do-masterchef-brasil-atacado-na-internet-por-criticar-portugues/. Acesso em: 4 maio. 2023.
GAL S.; IRVINE, J. T. Signs of Difference: Language and Ideology in Social Life. New York: Cambridge University Press, 2019.
HELLER, M. Language as a resource in the globalized new economy. In: COUPLAND, N. The Handbook of Language and Globalization. Hoboken, Nj: Wiley-Blackwell, p. 349-365, 2010a.
HELLER, M. The commodification of language. Annual Review of language, v. 39, p. 101-114, 2010b.
HELLER, M.; DUCHÊNE, A. Pride and profit: changing discourses of language, capital and nation-state. In: A. Duchêne; M. Heller, (orgs.), Language in late capitalism: Pride and profit. Nova Iorque: Routledge, p. 1-21, 2012.
HELLER, M.; DUCHÊNE, A. Treating language as an economic resource: Discourse, data, and debate. In: N. Coupland, (org). Sociolinguistics: theoretical debates. Cambridge: Cambridge University Press, p. 139-156, 2016.
HELLER, M.; MCELHINNY, B. Language, capitalism, colonialism: toward a critical history. Toronto: University of Toronto Press, 2017.
HELLER, M., PIETIKAINEN, S., E PUJOLAR, J. Critical sociolinguistic research method: Studying language issues that matter. Routledge, 2018.
HEYD, T.; SCHNEIDER, B. The sociolinguistics of late publics. Journal of Sociolinguistics, v. 23, n. 5, p. 435-449, 2019.
ICASSATTI, M. “Todo chef é metido, pretensioso”, dispara Erick Jacquin. Metrópoles, 2023. Disponível em: https://www.metropoles.com/sao-paulo/roteiro-sp/restaurantes/todo-chef-e-metido-pretensioso-dispara-erick-jacquin. Acesso em: 21 nov. 2023.
SILVA, L. S. M. A. Imitando o sotaque do Jacquin. Museu de memes, 2019. Disponível em: https://museudememes.com.br/collection/imitando-o-sotaque-do-jacquin. Acesso em: 4 maio. 2023.
IRVINE, J. T.; GAL, S. Language ideology and linguistic differentiation. In: P. V. Kroskrity, (org). Regimes, of language: ideologies, polities, and identities. Santa Fe: School of American Research Press, p. 35-84, 2000.
JACQUIN, Érick. Tompero Tik Tok. YouTube, 24 de novembro de 2021. Disponível em: https://www.google.com/search?q=jacquin+tiktok&oq=jacquin+tiktok&aqs=chrome..69i57.2628j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:0885ea85,vid:3rzz57q35Sg. Acesso em: 4 maio. 2023.
KROSKRITY, P. Language Ideologies. In: A. Duranti (org.). A companion to Linguistic Anthropology. Oxford, Blackwell: 2004.
LAPELOSO, M. Memes do Jacquin e o Freezer. Dicionário Popular, sem data. Memes. Disponível em: https://www.dicionariopopular.com/meme-jacquin-freezer/. Acesso em 4 maio. 2023.
LOPES, D. O avô do Petit Gâteau. VEJA, 2017. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/dias-lopes/o-avo-do-petit-gateau. Acesso em: 21 nov. 2023.
REDAÇÃO. Érick Jacquin foi recusado no SBT por sotaque: “Isso é o que fez o sucesso do meu personagem”. Estadão, 27 de ago. de 2019. Disponível em: https://www.estadao.com.br/emais/tv/erick-jacquin-foi-recusado-no-sbt-por-sotaque-isso-e-o-que-fez-o-sucesso-do-meu-personagem/. Acesso em: 4 maio. 2023.
Sistema Brasileiro de Televisão. Institucional: quem somos. Disponível em: https://www.sbt.com.br/institucional#quem-somos. Acesso em: 4 maio. 2023.
TAVEIRA, Paulo. ERICK JACQUIN: o chef francês multiface que conquistou o Brasil com o seu ‘tompêro’. Rede Food Service. 2022. Disponível em: https://redefoodservice.com.br/2022/06/erick-jacquin-o-chef-frances-multiface-que-conquistou-o-brasil-com-o-seu-tompero/. Acesso em: 21 nov. 2023.
UBER, Cornershop by. Chef Jacquin estrela campanha comercial da Cornershop by Uber. YouTube, 10 de dezembro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=luPuSeGek_c. Acesso em: 4 maio. 2023.
URCIUOLI, B. The compromised pragmatics of diversity. Language & Communication, v. 51, p. 30-39, 2016.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Bruna Silva dos Santos, Daniela Moro

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.