Ecos da contemporaneidade: considerações poéticas na canção “Construção” (1971), de Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265128Palavras-chave:
Construção, poesia, cançãoResumo
O presente artigo visa apresentar uma colaboração teórico-analítica sobre relações intrínsecas entre poesia e canção na música Construção (1971), de Chico Buarque. O diálogo é permeado pela ideia de ecos da contemporaneidade, que busca, nas origens, respostas para tal relação. As noções de poesia, intersemiose e entrelugar em autores como Diógenes (2018), Pucheu (2014), Sánchez (2013) e Siscar (2005) são imprescindíveis à compreensão da obra artística contemporaneamente situada. Construção (1971) é, pois, lido como poema autorreferente, que aponta para o entrelugar processual, compreendendo poesia e canção em um sentido pós-autônomo, isto é, usando de sua imbricação teórico-ontológica como caminho analítico.
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