Ecos da contemporaneidade: considerações poéticas na canção “Construção” (1971), de Chico Buarque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265128

Palavras-chave:

Construção, poesia, canção

Resumo

O presente artigo visa apresentar uma colaboração teórico-analítica sobre relações intrínsecas entre poesia e canção na música Construção (1971), de Chico Buarque. O diálogo é permeado pela ideia de ecos da contemporaneidade, que busca, nas origens, respostas para tal relação. As noções de poesia, intersemiose e entrelugar em autores como Diógenes (2018), Pucheu (2014), Sánchez (2013) e Siscar (2005) são imprescindíveis à compreensão da obra artística contemporaneamente situada. Construção (1971) é, pois, lido como poema autorreferente, que aponta para o entrelugar processual, compreendendo poesia e canção em um sentido pós-autônomo, isto é, usando de sua imbricação teórico-ontológica como caminho analítico.

Biografia do Autor

George Antônio Nogueira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Letras pela UFPB, na área de concentração Literatura, Teoria e Crítica. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail: georgeantonionogueira@gmail.com

Referências

BARTHES, Roland. A Morte do Autor. In: O rumor da língua / Roland Barthes; pre-fácio Leyla Perrone-Moisés; tradução Mario Laranjeira; revisão de tradução Andréa Stahel M. da Silva. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 57-64.

BUARQUE, Chico. [Compositor e intérprete]. Construção. Universal Music Group. 1971. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wBfVsucRe1w . Acesso em: 25 nov. 2024.

BUARQUE, Chico. [Compositor e intérprete]. Deus Lhe Pague. Universal Music Group. 1971. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rxiafycMSTY&list=PLVnkoLiLMTm6iJV3-bYN6I5lwBBJZLOQy&index=1 . Acesso em: 25 nov. 2024.

CAVALCANTI, Luciano Marcos Dias. Música e poesia em Manuel Bandeira. Estação Literária, Paraná: Vagão, v. 3, p. 30-45. 2009.

DIÓGENES, Danilo. Poesia e antipoesia. Garrafa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 45, p. 261-271. 2018.

FALCÃO, Fernanda Scopel. O poema e a canção: uma aproximação intergêneros. In: Multiteorias: correntes críticas, culturalismo e transdisciplinaridade. Vitó-ria/ES: PPGL/MEL, p. 1-7. 2006.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da segunda metade do século XIX a meados do século XX; trad. De Marise M. Curioni; trad. das poesias por Dora F. da Silva. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

GUIMARÃES, Fernando. Simbolismo, modernismo e vanguardas. Lisboa: Impren-sa nacional casa da moeda, 1982.

MÜLLER, Jürgen E. Intermidialidade revisitada: algumas reflexões sobre os princípios básicos desse conceito. Trad. Ana Stegh Camati e Brunilda Reichmann. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (orgs.). Intermidialidade e Estudos Interartes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: Rona Editora e FA-LE/UFMG, 2012. p. 75-95.

PAZ, Octavio. O Arco e a lira / Octavio Paz; tradução de Olga Savary. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

PAZ, Octavio. Os Filhos do Barro: do romantismo à vanguarda. Tradução de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

PEDROSA, Célia. Poesia e crítica de poesia hoje: heterogeneidade, crise, expansão. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 29, n. 84, p. 321–333, 2015.

PEREIRA, Moema Sarrapio. Construção, de Chico Buarque: a (outra) história cantada. Revista Memento, Minas Gerais: Departamento de Letras-UNINCOR, vol. 11, n. 1, p. 1-21, 2020.

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. 1. São Paulo, Editora Perspectiva, 2003.

PUCHEU, Alberto: Apoesia contemporânea. Rio de Janeiro: Azogue, 2014.

ROCHA, Roosevelt. Lírica Grega Arcaica e Lírica Moderna: Uma Comparação. Litera-tura e Cultura da Antiguidade e sua Recepção em Épocas Posteriores, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 84-97, 2012.

SÁNCHEZ, Darío de Jesús Gómez. Anotações em torno de razão e poesia. Manuscri-tica, São Paulo, n. 25, p. 60-70, 2013.

SANTOS, Andrio J. R. dos. Poesia lírica: problemas concernentes à definição de gêne-ro e à subjetividade. Littera Online, Maranhão, n. 13, p. 129-144, 2017.

SANTOS, Magda Guadalupe dos Santos; BRANDÃO, Jacyntho Lins. Morte e Amor: A construção do humano na lírica grega arcaica. In: Ensaios de Literatura e Filologia. Minas Gerais: (Antigo) Departamento de Letras Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, vol. 4, 1983. p. 117-161.

SCHILLER, Friedrich. Poesia Ingênua e Sentimental. Trad. e apresentação: Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1991.

SISCAR, Marcos. A cisma da poesia brasileira. In: Sibila. São Paulo, v. 5, n. 8-9, p. 41-60, 2005.

Downloads

Publicado

19-05-2025

Como Citar

Silva, G. A. N. da. (2025). Ecos da contemporaneidade: considerações poéticas na canção “Construção” (1971), de Chico Buarque. Revista Investigações, 38(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2025.265128

Edição

Seção

A (des)lirização da poesia (pós)moderna

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.