Um marco dos estudos dialetológicos: I Congresso Brasileiro de Dialectologia e Etnografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241736Palabras clave:
dialectologia, etnografia, congreso brasileño, atlas linguístico.Resumen
Este texto tiene como objetivo divulgar um evento mui importante para la historia de los estúdios dialécticos em el país: el I Congreso Brasileño de Dialectologia y Etnografia, ucurrido em Porto Alegre, en la entonces Universidad de Rio Grande do Sul, en el año de 1958, reuniendo investigadores nacionales y extranjeros para tratar, principalmente, de la elaboración del futuro Atlas Lingüístico-Etnográfico de Brasil. El Congreso tuve lugar en un momento histórico em el que se trató de identificar el idioma português hablado en Brasil.Citas
ALTENHOFEN, C.V. Os estudos de variação linguística e de línguas em contato com o português: raízes históricas da pesquisa no Instituto de Letras da UFRGS. In: MITTMANN, S.; SANSEVERINO, A.M.V. (orgs.). Trilhas de investigação: a pesquisa no I. L. em sua diversidade construtiva. Porto Alegre: Instituto de Letras/UFRGS, 2011. p. 17-31.
ALTMAN, C. Eugenio Coseriu entre a Filologia e a Linguística Brasileiras (1950-1963). Revista de la Academia Nacional de Letras: Uruguay, nº 13, 2017. p. 97 a 117.
CASTILHO, A. de. Rumos da Dialetologia Portuguesa. ALFA: Marília, v.18-19, 1972-3. p. 115-153
COMISSÃO CENTRAL ORGANIZADORA do I Congresso Brasileiro de Dialetologia e Etnografia. Primeira Circular. Porto Alegre: Faculdade de Filosofia da UFRGS, 1958.
MANUSCRITOS não publicados dos Anais do I Congresso Brasileiro de Dialectologia e Etnografia. Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do Sul, 1958.
MARIANI, B.; MEDEIROS, V. G. de. Notícias de duas pesquisas: idéias linguísticas e o governo JK. Veredas on line, 1/2007, p. 128-144. PPG Linguística/UFJF, Juiz de Fora.
PEREIRA, C. da C. A evolução dos estudos dialectológicos no Brasil. In: PEREIRA, C. da C; PEREIRA, P. R. Miscelânea de estudos linguísticos, filológicos e literários in Memorian Celso Cunha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. P. 349-368.
REVISTA BRASILEIRA DE FILOLOGIA. Rio de Janeiro, v. 3 tomo 02, dez. 1957.
REVISTA BRASILEIRA DE FILOLOGIA. Rio de Janeiro, v. 4 tomos 01-02, 1958.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Marisa Porto do Amaral

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.