Frida Kahlo fashion y antifashion: un estudio sobre las relaciones de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263045Palabras clave:
discurso, relaciones de sentidos, Frida fashion, Frida anti-fashionResumen
En este texto, analizo enunciados que hacen referencia a la artista plástica Frida Kahlo, significándola como “ícono-fashion” y “apariencia anti-fashion”, publicados, respectivamente, en la revista Elle y en la Carta Capital. Con el intento de apuntar como tales enunciados producen relaciones de sentidos, cuestiono como las relaciones de poder los determinan. Bajo la perspectiva del Análisis del Discurso de orientación materialista, el procedimiento analítico empleado consiste en examinar las diferentes posiciones interpretativas en juego y la reproducción de efectos de sentidos. El análisis señala que los enunciados estudiados resultan de clases sociales en conflicto, son determinados por la ideología y por el sistema capitalista.
Citas
ACEVEDO CONDE, María Luisa. El vestido Oaxaqueño. In: ACEVEDO CONDE, María Luisa; GASGA, Eva Elena Ramírez (Org.). La cultura zapoteca: una cultura viva. Tehuantepec e Ixtepec, Oaxaca: Universidad del Istmo, 2009. p. 13-71.
AUTHIER-REVUZ, Jaqueline. Heterogeneidade(s) enunciativas(s). Trad. Celene Cruz e João W. Geraldi. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 19, p. 25-42, jul-dez/1990.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. In: ZIZEC, Slavoj (org.). Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. A Revolução Mexicana. São Paulo: UNESP, 2010.
CONDE, María Luisa Acevedo. El vestido Oaxaqueño. In: La cultura zapoteca: una cultura viva. Eva Elena Ramírez Gasga (Org.). Tehuantepec e Ixtepec, Oaxaca: Universidad del Istmo, 2009. p.13/71.
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos. EDUFSCAR, 2009.
HERRERA, Hayden. Frida: a biografia. Trad. Renato Marques. São Paulo: Editora globo, 2011.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo. Viver na era do capitalismo artista. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Sobre literatura e arte. 4 ed. Tradução Albano Lima. Editorial Estampa: Lisboa, 1974.
MARX, Karl. O capital: Crítica da economia política. O processo de produção de capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
MONTFORT, Ricardo Pérez; TERESA, Ana Paula de. Cultura em venta: la razón cultural en el capitalismo contemporáneo. México: Penguin Random House Grupo Editorial, 2019.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas [1975]. In: Gadet, Françoise, Hak, Tony (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Orlandi. 5 ed. Campinas: Pontes, 2008.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora UNICAMP, 2014.
PÉREZ JIMÉNEZ, Gabina Aurora. La imagen mutilada de los indígenas. Coloquio Internacional: Los Indígenas de México en la época prehispánica y en la actualidad. Leiden, Holanda, 1982, p. 23-28.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Roberta Rosa Portugal

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.