Frida Kahlo fashion e anti-fashion: um estudo sobre as relações de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263045

Palavras-chave:

discurso, relações de sentido, Frida fashion, Frida anti-fashion

Resumo

Neste texto, analiso enunciados que fazem referência à artista plástica Frida Kahlo, a saber, “ícone fashion” e “sua aparência era anti-fashion”, publicados, respectivamente, na revista Elle e na Carta Capital. Com objetivo de apontar como tais enunciados produzem relações de sentidos, questiono como as relações de poder os determinam. Sob a perspectiva da Análise do Discurso de orientação materialista, o procedimento analítico empregado consiste em examinar as diferentes posições interpretativas em jogo e a reprodução de efeitos de sentidos. A análise indica que os enunciados estudados resultam de classes sociais em conflito, são determinados pela ideologia e pelo sistema capitalista.

Biografia do Autor

Roberta Rosa Portugal, Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba. Professora Adjunta da Universidade Estadual da Paraíba. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social, no México. Mestra em Desenho, Cultura e Interatividade (2011) e Licenciatura em Letras com Língua Espanhola (2008), ambos pela Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: robertarosaportugal@gmail.com.

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

Portugal, R. R. (2024). Frida Kahlo fashion e anti-fashion: um estudo sobre as relações de sentidos. Revista Investigações, 37(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2024.263045

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

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