Ecolalia, silêncio e linguagem gestual no autismo: uma reflexão para além do patológico

Auteurs

  • Elisângela Maria da Silva Doutoranda e Mestre Em Ciências da Linguagem pela UNICAP, possui experiência na área de Aquisição, Desenvolvimentos e Distúrbios de Linguagem em suas diversas manifestações. Está vinculada ao grupo de pesquisa AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL).
  • Renata Fonseca Lima da Fonte Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP Professora assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. Professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, tecnologia digital, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

DOI :

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241493

Mots-clés :

autisme, écholalie, le silence, langue des signes.

Résumé

Notre objectif est de discuter de l'écholalie, du silence et du geste dans la spécificité de l'autisme en tant que possibilité du langage. À cette fin, nous nous sommes basés sur le cadre théorique  de  l’interactionisme  linguistique  Lemos  fondé  sur  la  linguistique   structurale européenne  et  la  psychanalyse  Freudanania,  et  nous  soutenons  la  matrice  multimodale  du langage, dans laquelle le geste et la parole forment une unité significative. Méthodologiquement, nous avons mené une discussion théorique sur la relation entre écholalie, silence et gestualité dans  l'autisme  à  partir  d'un  exemple  illustratif  contenant  l'écholalie  dans  le  discours  d'un adolescent autiste de 13 ans.

Bibliographies de l'auteur

Elisângela Maria da Silva, Doutoranda e Mestre Em Ciências da Linguagem pela UNICAP, possui experiência na área de Aquisição, Desenvolvimentos e Distúrbios de Linguagem em suas diversas manifestações. Está vinculada ao grupo de pesquisa AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL).

Doutoranda e Mestre Em Ciências da Linguagem pela UNICAP, possui experiência na área de Aquisição, Desenvolvimentos e Distúrbios de Linguagem em suas diversas manifestações. Está vinculada ao grupo de pesquisa AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM EM SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES, do Programa de Pós-graduação em Ciênias da Linguagem (PPGCL).

Renata Fonseca Lima da Fonte, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP Professora assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. Professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, tecnologia digital, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006), título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011), especialização em saúde Pública pela Universidade de Pernambuco (2009) e graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Atualmente é professora assistente IV da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Letras e na Graduação em Fonoaudiologia. É professora e pesquisadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, tecnologia digital, aquisição da linguagem, interação, cegueira e distúrbios da linguagem.

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Publiée

2019-12-31

Comment citer

Silva, E. M. da, & Fonte, R. F. L. da. (2019). Ecolalia, silêncio e linguagem gestual no autismo: uma reflexão para além do patológico. Revista Investigações, 32(2), 305–324. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241493

Numéro

Rubrique

Artigo - Linguística (seção livre)

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