"Que turista é você?": as visões da nação e da identidade brasileiras em "Canto IX: caderno de turismo" e "Canto XVI: Yamami", de Marcelino Freire
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240770Palavras-chave:
Contos Negreiros, Marcelino Freire, nação brasileira, identidade brasileira.Resumo
Este artigo, considerando as discussões acerca dos conceitos de nação, identidade e cultura, analisa os contos “Canto IX: caderno de turismo” e “Canto XVI: Yamami”, do livro Contos Negreiros (2005), de Marcelino Freire. A análise, além de considerar aspectos literários, discute a ideia de turismo e, a partir disso, os conceitos de nação e de identidade. Toma como aporte teórico textos de Renan (1882), Bhabha (1998), Hugo Achugar (2006) e Hutcheon (1991). A temática do turismo é trabalhada de modo distinto nos dois contos e apresenta sujeitos de realidades diferentes, reveladoras de visões plurais da nação e da identidade brasileiras.Referências
ACHUGAR, H. Planetas sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura. Tradução: Lyslei Nascimento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
BALDAN, M. L. de. A escrita dramática da marginalidade em Marcelino Freire. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 15, n. 2 – Especial, p. 71-80, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2011/05/10-A-escrita.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.
BHABHA, H. K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: BHABHA, H. K. O local da cultura. Tradução: Myriam Ávila et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. p. 198-238.
FREIRE, M. Contos negreiros. 8.ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução: Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
RENAN, E. O que é uma nação? Conferência realizada na Sorbonne, em 11 de março de 1882. Revista Aulas. Disponível em: <http://www.unicamp.br/~aulas/VOLUME01/ernest.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2019.
VALENCIANO, F. M. O olhar ao revés de Marcelino Freire. Revista Crioula, São Paulo, n. 2, p. 1-5, nov. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/53593/57561>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Mariana Waskow Radünz, Alfeu Sparemberger

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.