Práticas lúdicas no ensino da educação física escolar: um relato de experiência no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Rebeca Emerenciano Maranhão de Melo, Iago de Santana Perrusi, Igor Marcelo Martins de Souza, Isis Tavares da Silva Lovera

Resumo


Esse trabalho se caracteriza como um relato de experiência, realizado a partir da disciplina de Práticas Lúdicas, do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que teve como trabalho final uma intervenção escolar. O presente estudo teve como objetivo introduzir os alunos à vivência de modalidades que não são comuns no ambiente escolar, afim de proporcionar através das práticas lúdicas maior participação e interação. Nesse contexto, o trabalho mostrará a importância de desenvolver atividades lúdicas nas aulas de educação física escolar e como auxilia na socialização e participação dos alunos. A intervenção ocorreu no Colégio Aplicação da UFPE, onde trabalhou-se com turmas do terceiro ano do Ensino Médio. Conclui-se que a prática de atividades lúdicas no âmbito escolar é de extrema importância para os alunos, gerando um maior interesse dos escolares em participar e cooperar nas aulas e possibilitando um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem.


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