Práticas lúdicas no ensino da educação física escolar: um relato de experiência no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Auteurs

  • Iago de Santana Perrusi Universidade Federal de Pernambuco
  • Igor Marcelo Martins de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Isis Tavares da Silva Lovera Universidade Federal de Pernambuco.
  • Rebeca Emerenciano Maranhão de Melo Colégio Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Mots-clés :

Lúdicas, Educação Física, Aprendizagem

Résumé

Esse trabalho se caracteriza como um relato de experiência, realizado a partir da disciplina de Práticas Lúdicas, do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que teve como trabalho final uma intervenção escolar. O presente estudo teve como objetivo introduzir os alunos à vivência de modalidades que não são comuns no ambiente escolar, afim de proporcionar através das práticas lúdicas maior participação e interação. Nesse contexto, o trabalho mostrará a importância de desenvolver atividades lúdicas nas aulas de educação física escolar e como auxilia na socialização e participação dos alunos. A intervenção ocorreu no Colégio Aplicação da UFPE, onde trabalhou-se com turmas do terceiro ano do Ensino Médio. Conclui-se que a prática de atividades lúdicas no âmbito escolar é de extrema importância para os alunos, gerando um maior interesse dos escolares em participar e cooperar nas aulas e possibilitando um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem.

Bibliographies de l'auteur

Iago de Santana Perrusi, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do curso de graduação em Educação Física - Licenciatura, na Universidade Federal de Pernambuco.

Igor Marcelo Martins de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do curso de graduação em Educação Física - Licenciatura, na Universidade Federal de Pernambuco.

Isis Tavares da Silva Lovera, Universidade Federal de Pernambuco.

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Docente/pesquisadora do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

Rebeca Emerenciano Maranhão de Melo, Colégio Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco

Estudante do curso de graduação em Educação Física - Licenciatura, na Universidade Federal de Pernambuco.

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Publiée

2020-12-22