A farmácia literária como um projeto de letramento

Auteurs-es

Mots-clés :

leitura, letramento, farmácia literária

Résumé

A abordagem dos textos na sala de aula perpassa, antes de tudo, a sensibilização para os modos como eles agem nas nossas vidas. O texto literário, antes de ser um instrumento para didatização de conteúdos em sala de aula, como, por vezes, acontece, é um texto para a vida. Objetivamos, através da realização desta experiência didática, sensibilizar o estudante para o texto literário, com base no conceito de biblioterapia. Para tal, utilizamos como ferramenta para reflexão o processo de retextualização, abordando as regularidades, funções e contextos sociais de uso dos gêneros resenha e bula, a fim de ressignificar as suas formas de ação social através da intertextualidade inter-gêneros. Partimos, portanto, dos conceitos de gênero em Bazerman (2011), e de intergenericidade em Koch (2012), da concepção de letramentos em Street (2014) e da discussão sobre projetos de letramento na escola, em Oliveira (2016). Como resultado desta experiência, ressaltamos a sensibilização do estudante junto ao texto literário, além do exercício de rescrita através da retextualização.

Biographie de l'auteur-e

Andrea Silva Moraes, Universidade federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutora pela mesma instituição, atua nos temas gêneros textuais, multimodalidade, multiletramentos e ensino.

Références

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Publié-e

2022-06-15