A farmácia literária como um projeto de letramento
Mots-clés :
leitura, letramento, farmácia literáriaRésumé
A abordagem dos textos na sala de aula perpassa, antes de tudo, a sensibilização para os modos como eles agem nas nossas vidas. O texto literário, antes de ser um instrumento para didatização de conteúdos em sala de aula, como, por vezes, acontece, é um texto para a vida. Objetivamos, através da realização desta experiência didática, sensibilizar o estudante para o texto literário, com base no conceito de biblioterapia. Para tal, utilizamos como ferramenta para reflexão o processo de retextualização, abordando as regularidades, funções e contextos sociais de uso dos gêneros resenha e bula, a fim de ressignificar as suas formas de ação social através da intertextualidade inter-gêneros. Partimos, portanto, dos conceitos de gênero em Bazerman (2011), e de intergenericidade em Koch (2012), da concepção de letramentos em Street (2014) e da discussão sobre projetos de letramento na escola, em Oliveira (2016). Como resultado desta experiência, ressaltamos a sensibilização do estudante junto ao texto literário, além do exercício de rescrita através da retextualização.
Références
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011a.
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. 2.ed. São Paulo: Cortez, [2006]2011b.
BAZERMAN, C; MILLER; C. In: DIONISIO, A.; MILLER, C.; BAERMAN, C.;
HOFFNAGEL, J. (orgs). Ebook Série Bate-papo acadêmico. 1.ed. vol.1. Recife:
[s.n.], 2011c.
CAVALCANTE et al. A intertextualidade como recurso humorístico. In: Caleidoscópio. Vol.9. n. 03. P. 180-187, set/dez 2011. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19433/1/2011_art_mmcavalcante.pdf acesso em 12/08/2021.
GEORGE, N. A livraria mágica de Paris. Rio de Janeiro: Record, 2017.
KOCH, I. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2012.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2000[2008].
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In:
DIONÍSIO, Ângela P.; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, M. Auxiliadora (orgs.).
Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São
Paulo: Parábola, 2008.
MILLER, C. R. Genre as social action. In: FREEDMAN, A & MEDWAY, P. (eds.),
Learning and teaching genres. Portsmouth, N H: Heinemann, [1984]1994.
OLIVEIRA, M. Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. Recife: Pipa Comunicação, 2016.
STREET, B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no
desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.