A farmácia literária como um projeto de letramento

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Mots-clés :

leitura, letramento, farmácia literária

Résumé

A abordagem dos textos na sala de aula perpassa, antes de tudo, a sensibilização para os modos como eles agem nas nossas vidas. O texto literário, antes de ser um instrumento para didatização de conteúdos em sala de aula, como, por vezes, acontece, é um texto para a vida. Objetivamos, através da realização desta experiência didática, sensibilizar o estudante para o texto literário, com base no conceito de biblioterapia. Para tal, utilizamos como ferramenta para reflexão o processo de retextualização, abordando as regularidades, funções e contextos sociais de uso dos gêneros resenha e bula, a fim de ressignificar as suas formas de ação social através da intertextualidade inter-gêneros. Partimos, portanto, dos conceitos de gênero em Bazerman (2011), e de intergenericidade em Koch (2012), da concepção de letramentos em Street (2014) e da discussão sobre projetos de letramento na escola, em Oliveira (2016). Como resultado desta experiência, ressaltamos a sensibilização do estudante junto ao texto literário, além do exercício de rescrita através da retextualização.

Biographie de l'auteur

Andrea Silva Moraes, Universidade federal de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutora pela mesma instituição, atua nos temas gêneros textuais, multimodalidade, multiletramentos e ensino.

Références

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Publiée

2022-06-15