Literary pharmacy as a literacy project
Keywords:
leitura, letramento, farmácia literáriaAbstract
The text's approach in the classroom is - before many things - awareness to the roles it plays in our
lives. The literary text is a text for life before being a teaching tool in the classroom. Therefore, our goal
is to stimulate the student to the literary text through the making of this didactic experience with
foundation on bibliotherapy. To achieve such, we used as a tool of observation, the process of retextualization approaching regularities, roles and social context through intertextuality and intergenres.
Thus, we started from the genre concepts in Bazerman (2011) and intergenderness spoken in Koch (2012) and Cavalcante et al (2011) to literacy concept in Street (2014) and also the discussion on literacy projects in Oliveira (2016). As a result of this experiment, we highlight the student's sensibility
of the literary text, besides the exercise of rewriting through retextualization.
References
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011a.
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. 2.ed. São Paulo: Cortez, [2006]2011b.
BAZERMAN, C; MILLER; C. In: DIONISIO, A.; MILLER, C.; BAERMAN, C.;
HOFFNAGEL, J. (orgs). Ebook Série Bate-papo acadêmico. 1.ed. vol.1. Recife:
[s.n.], 2011c.
CAVALCANTE et al. A intertextualidade como recurso humorístico. In: Caleidoscópio. Vol.9. n. 03. P. 180-187, set/dez 2011. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19433/1/2011_art_mmcavalcante.pdf acesso em 12/08/2021.
GEORGE, N. A livraria mágica de Paris. Rio de Janeiro: Record, 2017.
KOCH, I. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2012.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2000[2008].
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In:
DIONÍSIO, Ângela P.; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, M. Auxiliadora (orgs.).
Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São
Paulo: Parábola, 2008.
MILLER, C. R. Genre as social action. In: FREEDMAN, A & MEDWAY, P. (eds.),
Learning and teaching genres. Portsmouth, N H: Heinemann, [1984]1994.
OLIVEIRA, M. Ler, escrever, agir e transformar: uma introdução aos novos estudos do letramento. Recife: Pipa Comunicação, 2016.
STREET, B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no
desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.