As tecnologias numa escola pública do campo: um desafio pedagógico
Mots-clés :
escola, tecnologias, professores, reflexãoRésumé
Este trabalho discute dados de uma pesquisa realizada em uma escola pública do Campo do Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo da pesquisa foi investigar quais as dificuldades e as possibilidades para o uso dos computadores no trabalho pedagógico. Os dados foram coletados a partir de aplicação de questionários e realização de entrevistas semi-estruturadas com quatorze professores participantes da pesquisa. Os dados evidenciaram que 50% participantes não utilizavam os computadores e que a maioria dos participantes não considerava o Laboratório Multimídia como prioridade para a escola. A pesquisa revelou as fragilidades da implementação do ProInfo e que os alunos da escola pública do Campo estão conectados as tecnologias de forma expressiva. Ficou evidenciado que a utilização das tecnologias pelos professores e alunos, perpassa por questões estruturais da escola, bem como pelo processo de comunicação e interlocução entre os sujeitos.
Références
Almeida, M. E. B. ProInfo: Informática e formação de professores. Brasília: MEC, 2000.
Arroyo, M. G; Caldart, R. S.; Molina, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
Castro, M. C. Enunciar democracia e realizar o mercado: políticas de tecnologia na educação até o Proinfo Integrado (1973-2007). 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) -Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Charlot, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalho da contradição. FAEEBA,v. 17, p. 17-32, jun./dez. 2008.
Cysneiros, P. G. Competências para Ensinar com Novas Tecnologias. Diálogo Educacional, v. 4, n.12, p. 23-33, 2004.
Gutiérrez, F.; Prado, C.Ecopedagogia e Cidadania Planetária. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2002.
Kenski, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distancia. Campinas: Papirus, 2003.
Kenski, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
Leite, S. C. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.
Lévy, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 9. ed. Rio de Janeiro: 34, 2000.
Lüdke, M; André, M. E. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
McLuhan, M. Os meios de comunicação como extensão do homem.São Paulo: Cultrix, 1979.
Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro.5. ed. Brasília: UNESCO, 2002.
Penteado, H. Pedagogia da Comunicação, teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 1998.
Penteado, H. Pesquisa, ensino e formação de professores. In: Pimentao, H.; Garrido, E. (Org.) Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2006.
Porto, T. M. E.As tecnologias de comunicação e informação na escola; relaçõespossíveis. relações construídas. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31 jan./abr. 2006.
Porto, T. M. E. Inserções de tecnologias e meios de comunicação em escolas públicas do ensino fundamental: uma realidade em estudo. Linhas, v. 10, p. 17-33, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.