As tecnologias numa escola pública do campo: um desafio pedagógico

Auteurs-es

  • Daniela Pedra Mattos Universidade Federal de Pelotas

Mots-clés :

escola, tecnologias, professores, reflexão

Résumé

Este trabalho discute dados de uma pesquisa realizada em uma escola pública do Campo do Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo da pesquisa foi investigar quais as dificuldades e as possibilidades para o uso dos computadores no trabalho pedagógico. Os dados foram coletados a partir de aplicação de questionários e realização de entrevistas semi-estruturadas com quatorze professores participantes da pesquisa. Os dados evidenciaram que 50% participantes não utilizavam os computadores e que a maioria dos participantes não considerava o Laboratório Multimídia como prioridade para a escola. A pesquisa revelou as fragilidades da implementação do ProInfo e que os alunos da escola pública do Campo estão conectados as tecnologias de forma expressiva. Ficou evidenciado que a utilização das tecnologias pelos professores e alunos, perpassa por questões estruturais da escola, bem como pelo processo de comunicação e interlocução entre os sujeitos.

Biographie de l'auteur-e

Daniela Pedra Mattos, Universidade Federal de Pelotas

Professora, Mestre em EducaçãoAluna especial do doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/Rs-Brasil.

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Publié-e

2013-11-03

Comment citer

Mattos, D. P. (2013). As tecnologias numa escola pública do campo: um desafio pedagógico. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2210

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Rubrique

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA