Reflexões sobre o ensino de biogeografia a partir da avaliação dos conteúdos do Enem: estudo do período de 2011 a 2016 e percepções dos alunos do ensino médio

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264944

Parole chiave:

Biogeografia, Enem, ensino da geografia, ensino médio

Abstract

Este artigo é resultado da prática de ensino da disciplina Biogeografia elaborada a partir de análise dos conteúdos do Exame Nacional de Ensino Médio concomitante ao estágio docente realizado em uma escola pública na cidade de Belém/Pará. Para isso, pretende-se analisar de que forma a biogeografia aparece nas questões do ENEM em um recorte temporal de 2011 a 2016, elencando as principais dificuldades dos alunos de ensino médio relacionado às questões. A metodologia aplicada na pesquisa foi à análise de conteúdo e entrevista semiestruturada com aplicação do método qualitativo. Este estudo contribui para pensar em novas possibilidades no uso de ferramentas educacional e incentivo a produções didáticas para o ensino médio de cunho regional na Amazônia sobre os conhecimentos de termos biogeográficos utilizados em sala de aula, para possibilitar um incremento no processo de aprendizagem do conhecimento geográfico.

Biografie autore

Jakeline Almeida Brito, Universidade Federal do Pará

Geógrafa; Professora, Doutoranda em geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal (PPGEO/UFPA); pesquisadora no Grupo de Geografia do Turismo (GGEOTUR), bolsista da CAPES

Joecylene Saraiva de Castro, Universidade Federal do Pará

Geógrafa; Professora pela Universidade Federal do Pará

Juliana Silva e Silva, Universidade Federal do Pará

Geógrafa; Professora de geografia do Município de Marabá

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Pubblicato

2025-01-15

Come citare

Brito, J. A., Castro, J. S. de, & Silva, J. S. e. (2025). Reflexões sobre o ensino de biogeografia a partir da avaliação dos conteúdos do Enem: estudo do período de 2011 a 2016 e percepções dos alunos do ensino médio. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(3), 127–141. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264944