Reflexões sobre o ensino de biogeografia a partir da avaliação dos conteúdos do Enem: estudo do período de 2011 a 2016 e percepções dos alunos do ensino médio

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264944

Schlagworte:

Biogeografia, Enem, ensino da geografia, ensino médio

Abstract

Este artigo é resultado da prática de ensino da disciplina Biogeografia elaborada a partir de análise dos conteúdos do Exame Nacional de Ensino Médio concomitante ao estágio docente realizado em uma escola pública na cidade de Belém/Pará. Para isso, pretende-se analisar de que forma a biogeografia aparece nas questões do ENEM em um recorte temporal de 2011 a 2016, elencando as principais dificuldades dos alunos de ensino médio relacionado às questões. A metodologia aplicada na pesquisa foi à análise de conteúdo e entrevista semiestruturada com aplicação do método qualitativo. Este estudo contribui para pensar em novas possibilidades no uso de ferramentas educacional e incentivo a produções didáticas para o ensino médio de cunho regional na Amazônia sobre os conhecimentos de termos biogeográficos utilizados em sala de aula, para possibilitar um incremento no processo de aprendizagem do conhecimento geográfico.

Autor/innen-Biografien

Jakeline Almeida Brito, Universidade Federal do Pará

Geógrafa; Professora, Doutoranda em geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal (PPGEO/UFPA); pesquisadora no Grupo de Geografia do Turismo (GGEOTUR), bolsista da CAPES

Joecylene Saraiva de Castro, Universidade Federal do Pará

Geógrafa; Professora pela Universidade Federal do Pará

Juliana Silva e Silva, Universidade Federal do Pará

Geógrafa; Professora de geografia do Município de Marabá

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Veröffentlicht

2025-01-15

Zitationsvorschlag

Brito, J. A., Castro, J. S. de, & Silva, J. S. e. (2025). Reflexões sobre o ensino de biogeografia a partir da avaliação dos conteúdos do Enem: estudo do período de 2011 a 2016 e percepções dos alunos do ensino médio. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(3), 127–141. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.264944