Corporificar a escola e o ensino de geografia: diálogos necessários para o reconhecimento das diferenças na produção do espaço escolar

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251331

Schlagworte:

Corpo, Gênero, Sexualidades, Raça, Espaço escolar

Abstract

Pensar em corporificar a escola e o ensino de Geografia é mais do que entender que existem corpos presentes tanto no espaço escolar quanto no ensino da ciência geográfica e que devemos fazer algo a respeito disso. Isso porque essa afirmação reduzir o constituir a escola e o ensino ao estar na escola ensinando, o que não leva em consideração que nossos corpos constituem tanto o espaço escolar quanto os processos de ensino-aprendizagem. Utilizando da Geografia da Percepção como método, e arcabouçado pelas Geografias Feministas, entre demais intelectuais, por meio de um esforço teórico, o presente texto busca problematizar as abstrações com que, muitas vezes, o ensino de Geografia é trabalhado pensando em outros horizontes tanto para esse ensino quanto para a escola, por meio da corporificação. Assim, a sala de aula dá espaço para a incerteza e para o desconhecido no que tange ao ensinar e aprender Geografia, onde diferenças como as de gênero, sexualidades e raça não se deixam invisibilizar, demonstrando como o corpo está além do trabalho dele em conteúdos a serem ministrados e percebendo a importância de se trabalhar com ele tanto para ensinar como para aprender Geografia.

Autor/innen-Biografie

Victor Pereira de Sousa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestre em Geografia (UFRRJ). Especialista em Antropologia (UCAM) e em Filosofia e Direitos Humanos (UCAM). Licenciado em Geografia (UERJ), em Pedagogia (UNIRIO) e em Ciências Sociais (UNICSUL). Membro e pesquisador da COLETIVA, Grupo de Pesquisa sobre Geografia, Cultura, Existências e Cotidianos (PPGGEO/UFRRJ), do Bafo!, Grupo de Pesquisa em Ética, Currículo e Diferença (PPGE/UFRJ) e, também, do LEQUE, Laboratório de Estudos Queers em Educação (PPGE/UFRJ).

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Veröffentlicht

2022-12-26

Zitationsvorschlag

Sousa, V. P. de. (2022). Corporificar a escola e o ensino de geografia: diálogos necessários para o reconhecimento das diferenças na produção do espaço escolar. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(3). https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.251331