Entrelaces entre o estágio e a extensão: vivências do projeto de extensão solos, aprender e conservar do IFPE – campus Recife
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253547Palavras-chave:
educação, ensino-aprendizagem, formação docente, pedologia, recursos didáticos.Resumo
O solo é um bem natural de grande importância para a humanidade, no entanto, essa compreensão ainda é incipiente e o ensino-aprendizagem sobre solos na educação básica continua sendo um grande desafio para docentes e discentes. O projeto de extensão Solos, aprender e conservar, do IFPE campus Recife, iniciou sua atuação em 2017, inspirado na implantação de um projeto de intervenção didático-pedagógica de estágio supervisionado, do curso de Licenciatura em Geografia. Este trabalho tem por objetivo relatar as ações desenvolvidas pelo citado projeto de extensão e demonstrar como o campo de estágio e as vivências com o ambiente escolar vêm sendo importantes nessa trajetória. As escolas campo de estágio se tornaram importantes parceiras do projeto desde o início, e os licenciandos puderam contribuir a partir das necessidades que emergiam das suas vivências no campo de estágio. As experiências vividas, ao longo das realizações das oficinas didáticas sobre solos, contribuíram para que a equipe do projeto desenvolvesse saberes, como a elaboração de recursos didáticos mais adequados a cada modalidade de ensino. O projeto de extensão continua sua atuação com a expectativa de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem sobre solos em escolas da educação básica, e com a consciência de que, nessa caminhada conjunta do projeto de extensão com as escolas campo de estágio, a troca de saberes é contínua e necessária.Referências
ALVES, A. S. S. O ensino de solos e seus recursos metodológicos sob as ‘lentes’ da geografia escolar. Recife: TCC (Curso de Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Pernambuco, Departamento Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança – DASS, 2017.
ARAÚJO, D. L. Os desafios do ensino remoto na educação básica. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 231-239, 2020.
BARBOSA NETO, M. V.; OLIVEIRA, I. V. A.; SOUZA, D. D. R. Aplicação de oficinas sobre solos em escolas da educação básica da região metropolitana do Recife. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 1, n. 2, 2018.
BATISTA, N. L.; FELTRIN, T.; BECKER, E. L. S. Autoformação docente e reflexões sobre vivências escolares. In: MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza. (Org.). Inquietações e proposituras na formação docente. Ponta Grossa: Atena, 2019, p. 67-8.
CALLAI, H. C. A formação do profissional da geografia: o professor. Ijuí: Editora Unijuí, (Coleção Ciências Sociais). Tipo de suporte: CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.
FALCÃO, C.L. C. O Estudo do Solo sob a Ótica dos Livros Didáticos de Geografia: o seu entendimento integrado na paisagem. Universidade Regional do Cariri-URCA, Cadernos de Cultura e Ciência (2):3-9. 2007.
FARIAS, G. F.; ANTUNES, H. S. Construção de recursos didáticos para o ensino de Geografia: as oficinas como alternativas para a aprendizagem escolar. Boletim Geográfico, Maringá, v.30, n.2, p. 59-71, 2012.
GATTI, B. A. Formação de Professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v.1, n.2, p. 161-171, 2016.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia. Recife: IFPE, 2019. Disponível em: <https://www.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/superiores/licenciaturas/geografia/geografia/projeto-pedagogico>. Acesso em: 15/12/2021.
LIMA, M. R. (org.). Conhecendo os solos: abordagem para educadores do ensino fundamental na modalidade à distância. Universidade Federal do Paraná. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Curitiba. 2014. 167p. ISBN 978-858995009-1.
LIMA, V. C. Contribuição do projeto de extensão universitária Solo na Escola, do Departamento de Solos da Universidade Federal do Paraná para o ensino de solos. Synergismus scyentifica UTFPR, Pato Branco, 04 (1), 2009.
MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO, F. A; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Rev. Bras. Ci. Solo, Viçosa, MG, v. 30, n. 4, p. 733- 740, 2006.
ONU. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO. Os quatro pilares da educação: pistas e recomendações. Publicado pelo Setor de Educação da Representação em 18 de agosto de 2010.
PERIÇATO, A. J.; PAES, C. E. R.; SANCHES, C. C.; MANSANO, C. N. O uso de recursos didáticos no ensino da Geografia física. Revista Científica ANAP Brasil, v. 8, n. 10, 2015, p. 41-51.
PIMENTA, S. G. LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v. 3, número 3 e 4, pp. 5-24, ano 2005-2006.
PONTUSCHKA, N. N. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SALOMÃO, V. L. N.; RIBON, A. A.; SOUZA, I. C. O ensino de solos na educação básica: estudo de caso de duas escolas da rede privada no município de Palmeiras de Goiás-GO. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Jandaia-GO, v.17 n.34; p. 355-368, 2020.
SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018.
SOUZA, V. C. de; CASTELLAR, S. M. V. Erros didáticos e erros conceituais no ensino de Geografia: retificações e mediações à construção do conhecimento. Boletim Goiano de Geografia. v. 36, n. 2. maio-agosto. 2016. p. 241-263.
SUZUKI, L. E. A. S.; DIAS, L. C.; REHBEIN, M. O.; CORRÊA, E. A. O ensino de solos nos diferentes níveis de educação em Geografia. Revista Geonorte, V.11, N.37, p.01-21, 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
VEZZANI, F. M.; LIMA, M. R. Educação em Solos: um caminho para valorar os serviços ecossistêmicos? In: Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. maio-ago, p. 54-57. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Manuella Vieira Barbosa Neto, Clezia Aquino de Braga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.