Entrelaces entre o estágio e a extensão: vivências do projeto de extensão solos, aprender e conservar do IFPE – campus Recife

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253547

Mots-clés :

educação, ensino-aprendizagem, formação docente, pedologia, recursos didáticos.

Résumé

O solo é um bem natural de grande importância para a humanidade, no entanto, essa compreensão ainda é incipiente e o ensino-aprendizagem sobre solos na educação básica continua sendo um grande desafio para docentes e discentes. O projeto de extensão Solos, aprender e conservar, do IFPE campus Recife, iniciou sua atuação em 2017, inspirado na implantação de um projeto de intervenção didático-pedagógica de estágio supervisionado, do curso de Licenciatura em Geografia. Este trabalho tem por objetivo relatar as ações desenvolvidas pelo citado projeto de extensão e demonstrar como o campo de estágio e as vivências com o ambiente escolar vêm sendo importantes nessa trajetória. As escolas campo de estágio se tornaram importantes parceiras do projeto desde o início, e os licenciandos puderam contribuir a partir das necessidades que emergiam das suas vivências no campo de estágio. As experiências vividas, ao longo das realizações das oficinas didáticas sobre solos, contribuíram para que a equipe do projeto desenvolvesse saberes, como a elaboração de recursos didáticos mais adequados a cada modalidade de ensino. O projeto de extensão continua sua atuação com a expectativa de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem sobre solos em escolas da educação básica, e com a consciência de que, nessa caminhada conjunta do projeto de extensão com as escolas campo de estágio, a troca de saberes é contínua e necessária.

Bibliographies de l'auteur-e

Manuella Vieira Barbosa Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE

Clezia Aquino de Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.

Références

ALVES, A. S. S. O ensino de solos e seus recursos metodológicos sob as ‘lentes’ da geografia escolar. Recife: TCC (Curso de Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Pernambuco, Departamento Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança – DASS, 2017.

ARAÚJO, D. L. Os desafios do ensino remoto na educação básica. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 231-239, 2020.

BARBOSA NETO, M. V.; OLIVEIRA, I. V. A.; SOUZA, D. D. R. Aplicação de oficinas sobre solos em escolas da educação básica da região metropolitana do Recife. Revista Ensino de Geografia (Recife), v. 1, n. 2, 2018.

BATISTA, N. L.; FELTRIN, T.; BECKER, E. L. S. Autoformação docente e reflexões sobre vivências escolares. In: MONTEIRO, Solange Aparecida de Souza. (Org.). Inquietações e proposituras na formação docente. Ponta Grossa: Atena, 2019, p. 67-8.

CALLAI, H. C. A formação do profissional da geografia: o professor. Ijuí: Editora Unijuí, (Coleção Ciências Sociais). Tipo de suporte: CAVALCANTI, L. de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.

FALCÃO, C.L. C. O Estudo do Solo sob a Ótica dos Livros Didáticos de Geografia: o seu entendimento integrado na paisagem. Universidade Regional do Cariri-URCA, Cadernos de Cultura e Ciência (2):3-9. 2007.

FARIAS, G. F.; ANTUNES, H. S. Construção de recursos didáticos para o ensino de Geografia: as oficinas como alternativas para a aprendizagem escolar. Boletim Geográfico, Maringá, v.30, n.2, p. 59-71, 2012.

GATTI, B. A. Formação de Professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v.1, n.2, p. 161-171, 2016.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia. Recife: IFPE, 2019. Disponível em: <https://www.ifpe.edu.br/campus/recife/cursos/superiores/licenciaturas/geografia/geografia/projeto-pedagogico>. Acesso em: 15/12/2021.

LIMA, M. R. (org.). Conhecendo os solos: abordagem para educadores do ensino fundamental na modalidade à distância. Universidade Federal do Paraná. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Curitiba. 2014. 167p. ISBN 978-858995009-1.

LIMA, V. C. Contribuição do projeto de extensão universitária Solo na Escola, do Departamento de Solos da Universidade Federal do Paraná para o ensino de solos. Synergismus scyentifica UTFPR, Pato Branco, 04 (1), 2009.

MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO, F. A; MACHADO, V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Rev. Bras. Ci. Solo, Viçosa, MG, v. 30, n. 4, p. 733- 740, 2006.

ONU. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO. Os quatro pilares da educação: pistas e recomendações. Publicado pelo Setor de Educação da Representação em 18 de agosto de 2010.

PERIÇATO, A. J.; PAES, C. E. R.; SANCHES, C. C.; MANSANO, C. N. O uso de recursos didáticos no ensino da Geografia física. Revista Científica ANAP Brasil, v. 8, n. 10, 2015, p. 41-51.

PIMENTA, S. G. LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v. 3, número 3 e 4, pp. 5-24, ano 2005-2006.

PONTUSCHKA, N. N. Para ensinar e aprender Geografia. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SALOMÃO, V. L. N.; RIBON, A. A.; SOUZA, I. C. O ensino de solos na educação básica: estudo de caso de duas escolas da rede privada no município de Palmeiras de Goiás-GO. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer – Jandaia-GO, v.17 n.34; p. 355-368, 2020.

SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018.

SOUZA, V. C. de; CASTELLAR, S. M. V. Erros didáticos e erros conceituais no ensino de Geografia: retificações e mediações à construção do conhecimento. Boletim Goiano de Geografia. v. 36, n. 2. maio-agosto. 2016. p. 241-263.

SUZUKI, L. E. A. S.; DIAS, L. C.; REHBEIN, M. O.; CORRÊA, E. A. O ensino de solos nos diferentes níveis de educação em Geografia. Revista Geonorte, V.11, N.37, p.01-21, 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

VEZZANI, F. M.; LIMA, M. R. Educação em Solos: um caminho para valorar os serviços ecossistêmicos? In: Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. maio-ago, p. 54-57. 2017.

Publié-e

2022-04-11

Comment citer

Barbosa Neto, M. V., & Braga, C. A. de. (2022). Entrelaces entre o estágio e a extensão: vivências do projeto de extensão solos, aprender e conservar do IFPE – campus Recife. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 275–291. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253547