Entrelaces entre o estágio e a extensão: vivências do projeto de extensão solos, aprender e conservar do IFPE – campus Recife
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253547Mots-clés :
educação, ensino-aprendizagem, formação docente, pedologia, recursos didáticos.Résumé
O solo é um bem natural de grande importância para a humanidade, no entanto, essa compreensão ainda é incipiente e o ensino-aprendizagem sobre solos na educação básica continua sendo um grande desafio para docentes e discentes. O projeto de extensão Solos, aprender e conservar, do IFPE campus Recife, iniciou sua atuação em 2017, inspirado na implantação de um projeto de intervenção didático-pedagógica de estágio supervisionado, do curso de Licenciatura em Geografia. Este trabalho tem por objetivo relatar as ações desenvolvidas pelo citado projeto de extensão e demonstrar como o campo de estágio e as vivências com o ambiente escolar vêm sendo importantes nessa trajetória. As escolas campo de estágio se tornaram importantes parceiras do projeto desde o início, e os licenciandos puderam contribuir a partir das necessidades que emergiam das suas vivências no campo de estágio. As experiências vividas, ao longo das realizações das oficinas didáticas sobre solos, contribuíram para que a equipe do projeto desenvolvesse saberes, como a elaboração de recursos didáticos mais adequados a cada modalidade de ensino. O projeto de extensão continua sua atuação com a expectativa de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem sobre solos em escolas da educação básica, e com a consciência de que, nessa caminhada conjunta do projeto de extensão com as escolas campo de estágio, a troca de saberes é contínua e necessária.Références
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