Utilizando a música para explorar os temas transversais/contemporâneos na geografia escolar
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.262862Palavras-chave:
temas transversais contemporâneos, Geografia, ensino médio, músicaResumo
O intuito do trabalho foi fornecer sugestões para os professores de geografia do ensino básico, utilizando músicas como ferramenta para abordar os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) presentes no Estado do Piauí, estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos específicos são: I) Discutir acerca dos TCTs na BNCC; II) Elaborar propostas didático pedagógicas utilizando músicas como ferramenta para os TCTs no Estado do Piauí estabelecidos pela BNCC. A escolha pela temática se deu devido à relevância pedagógica que a música apresenta ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, bem como de ampliar as discussões do uso de diversificados recursos didáticos no ensino de geografia escolar pelos professores, tais como canções diversas. Além disso, as músicas podem oferecer uma maneira única de contextualizar os temas tanto geográficos como de outras áreas, relacionando-os diretamente com a cultura, história e a realidade do Estado do Piauí. A pesquisa teve como base metodológica leituras em livros, dissertações, artigos científicos, em que foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google Acadêmico, BNCC, Portal de periódicos da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que tratam sobre os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Considera-se que as músicas podem auxiliar a trabalhar temas do multiculturalismo e do meio ambiente. As sugestões apresentadas funcionam como exemplos de como explorar esses temas transversais multidisciplinares, independentemente do conteúdo específico ou área científica.
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