Utilizando a música para explorar os temas transversais/contemporâneos na geografia escolar

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.262862

Mots-clés :

temas transversais contemporâneos, Geografia, ensino médio, música

Résumé

O intuito do trabalho foi fornecer sugestões para os professores de geografia do ensino básico, utilizando músicas como ferramenta para abordar os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) presentes no Estado do Piauí, estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os objetivos específicos são: I) Discutir acerca dos TCTs na BNCC; II) Elaborar propostas didático pedagógicas utilizando músicas como ferramenta para os TCTs no Estado do Piauí estabelecidos pela BNCC. A escolha pela temática se deu devido à relevância pedagógica que a música apresenta ao desenvolvimento cognitivo dos alunos, bem como de ampliar as discussões do uso de diversificados recursos didáticos no ensino de geografia escolar pelos professores, tais como canções diversas. Além disso, as músicas podem oferecer uma maneira única de contextualizar os temas tanto geográficos como de outras áreas, relacionando-os diretamente com a cultura, história e a realidade do Estado do Piauí. A pesquisa teve como base metodológica leituras em livros, dissertações, artigos científicos, em que foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google Acadêmico, BNCC, Portal de periódicos da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que tratam sobre os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Considera-se que as músicas podem auxiliar a trabalhar temas do multiculturalismo e do meio ambiente. As sugestões apresentadas funcionam como exemplos de como explorar esses temas transversais multidisciplinares, independentemente do conteúdo específico ou área científica.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcos Gomes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Alda Cristina de Ananias Araujo, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Références

ALMEIDA, F. C. Os Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental e os Temas Transversais: realidade ou utopia? 2007. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2007. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/f30013b7-b27d-4c5a-98d1-5ac79d22e3fc/content. Acesso em: 23 abr. 2024.

ANDRADE, C. S. P.; ROCHA, H. A. L. As aulas de Geografia no ritmo da música. In: SILVA, J. S. (org.). Construindo ferramentas para o ensino de geografia. 1. ed. Teresina: Edufpi, 2011. p. 117-126.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, Temas contemporâneos transversais na BNCC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.

CARMO, A. P. R.; PAULA, M. V.; CARVALHO, J. C. C. Refletindo sobre gênero, etnia e diversidade no ensino de Geografia. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/10455. Acesso em: 23 abr. 2024.

CORDEIRO, N. V. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC: as contribuições da transdisciplinaridade. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2661#preview-link0. Acesso em: 25 abr. 2024.

PRODANOV, P. C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale. 2013.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2001.

SILVA, J. S. Recursos didáticos não convencionais no ensino de Geografia. In: SILVA, J. S. (org.). Construindo ferramentas para o ensino de geografia. 1. ed. Teresina: Edufpi, 2011. p. 13-20.

SILVA, R. S. A importância da música nas aulas de Geografia: práticas e métodos diferenciados no uso da música como metodologia de ensino nas aulas de geografia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia). Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2015.

VELLOSO, T. O. S. A música no ensino de geografia: uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Revista Ponto de vista, Viçosa, v. 9, n. 3, p. 57-74, out. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/10458. Acesso em: 30 set. 2023.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publié-e

2024-10-31

Comment citer

Marcos Gomes, & Araujo, A. C. de A. (2024). Utilizando a música para explorar os temas transversais/contemporâneos na geografia escolar . Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(2), 118–132. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.262862