Tributo a Ziraldo: o livro “Lição de Geografia” e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para o ensino de geografia física na perspectiva da Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265831Schlagworte:
ensino de geografia, formas de relevo, literatura, Educação Inclusiva, ZiraldoAbstract
O presente artigo nasce da vontade de realizar um tributo a Ziraldo Alves Pinto, o Ziraldo, memorável literário brasileiro que veio a falecer em abril de 2024. Entretanto, a questão que rodeava era a de como prestar tal homenagem? Foi, então, que ocorreu a decisão de fazê-la a partir da aproximação com a Geografia, área de formação e interesse do autor e da autora, sendo trabalhado com o livro “Lição de Geografia” de Ziraldo e destacando o seu importante papel tanto para a literatura e sociedade do país quanto para o ensino de conteúdos geográficos na escola, especialmente os de Geografia física. Assim, ao mesmo tempo em que se realiza o tributo a Ziraldo, tem-se como objetivos apresentar algumas placas de ensino construídas como adaptações das formas de relevo retratadas em “Lição de Geografia”; as adaptações foram pensadas para inspirar o ensino de Geografia na perspectiva da educação inclusiva, sendo feitas segundo a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Além disso, outro objetivo é relatar os diálogos e a validação das adaptações e sobre a potencialidade da literatura nesta tarefa. Esta etapa, sistematizada nos resultados, aconteceu, no ano de 2024, em parceria com os estudantes do turno matutino de uma disciplina do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina.
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