Tributo a Ziraldo: o livro “Lição de Geografia” e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para o ensino de geografia física na perspectiva da Educação Inclusiva

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265831

Mots-clés :

ensino de geografia, formas de relevo, literatura, Educação Inclusiva, Ziraldo

Résumé

O presente artigo nasce da vontade de realizar um tributo a Ziraldo Alves Pinto, o Ziraldo, memorável literário brasileiro que veio a falecer em abril de 2024. Entretanto, a questão que rodeava era a de como prestar tal homenagem? Foi, então, que ocorreu a decisão de fazê-la a partir da aproximação com a Geografia, área de formação e interesse do autor e da autora, sendo trabalhado com o livro “Lição de Geografia” de Ziraldo e destacando o seu importante papel tanto para a literatura e sociedade do país quanto para o ensino de conteúdos geográficos na escola, especialmente os de Geografia física. Assim, ao mesmo tempo em que se realiza o tributo a Ziraldo, tem-se como objetivos apresentar algumas placas de ensino construídas como adaptações das formas de relevo retratadas em “Lição de Geografia”; as adaptações foram pensadas para inspirar o ensino de Geografia na perspectiva da educação inclusiva, sendo feitas segundo a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Além disso, outro objetivo é relatar os diálogos e a validação das adaptações e sobre a potencialidade da literatura nesta tarefa. Esta etapa, sistematizada nos resultados, aconteceu, no ano de 2024, em parceria com os estudantes do turno matutino de uma disciplina do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina.

Bibliographies de l'auteur

Vitor Colleto dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Eloiza Cristiane Torres, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Presidente Prudente), Professora do Departamento de Geografia (DGEO) e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Références

BATISTA, T. S.; VASCONCELOS, T. C.; ARAUJO, R. W. V.; TRAVASSOS, W. de C.; SILVA, M. G. da; SANTOS, R. M. B. dos. Desenho universal para aprendizagem (DUA) no ensino de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA): desafios e possibilidades. Anais do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108116. Acesso em: 04 fev. 2025.

BRANCO, A. P. C.; MARQUES, A. C.; JUSTINA, A. R. P.; CAPELLINI, V. L. F. M. Currículo flexível e o Desenho Universal na Aprendizagem - DUA: desdobramentos para a aprendizagem cooperativa. Revista da Faculdade de Educação - Vol. 40, 2024. Disponível em: Acesso em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12680. 04 fev. 2025.

FIERZ, M. M. A teoria do equilíbrio dinâmico em geomorfologia. Geousp – Espaço e Tempo (Online), v. 19, n. 3, p. 605-629, mês. 2016. Disponível em: URL: http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/107614. Acesso em: 04 fev. 2025.

GUERRA, A.T. Dicionário Geológico-Geomorfológico. 8. ed. - Rio de Janeiro: IBGE, 1993. 446. p.

HACK, J. T. Interpretation of erosional topography in humid temperate regions. American Journal of Science, Bradley, v. 258, p. 80-97, 1960.

TRADUTOR BRAILLE. Tradutor Braille, 2025. Disponível em: https://www.tradutorbraille.com.br/. Acesso em 04 fev. 2025.

ZIRALDO. Lição de Geografia. São Paulo: Melhoramentos, 1999, 24p.

ZIRALDO. O Menino Maluquinho. 28ª ed. São Paulo: Melhoramentos, 1988.

ZIRALDO. Uma professora muito maluquinha. São Paulo: Melhoramentos, 1995.

ZIRALDO. Vovó Delícia. São Paulo: Melhoramentos, 1997. 80 p.

Publiée

2025-06-10

Comment citer

Santos, V. C. dos, & Torres, E. C. (2025). Tributo a Ziraldo: o livro “Lição de Geografia” e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para o ensino de geografia física na perspectiva da Educação Inclusiva. Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(1), 97–111. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265831