Considerações sobre a importância do estágio curricular supervisionado enquanto espaço formativo de saberes e docência na geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253545Palavras-chave:
Estágio curricular supervisionado, Espaço formativo, Saberes docentes, Reflexão docente, Licenciatura em Geografia.Resumo
O presente trabalho denota da participação no I Seminário de Estágio de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem como objetivo principal contribuir com as discussões sobre a importância do estágio curricular supervisionado enquanto espaço formativo de saberes e docência. Desse modo, apresenta a compilação das informações proferidas na palestra de encerramento do seminário, trazendo discussões sobre os saberes docentes, o ser professor de Geografia na Educação Básica, o saber ensinar, bem como apresenta dados sobre a importância do estágio supervisionado nas licenciaturas em Geografia presenciais no Recife, advindos de um breve recorte da pesquisa de dissertação de mestrado recém-apresentada ao Programa de Pós-graduação em Geografia, em março de 2021 intitulada “Formação inicial do(a) professor(a) de Geografia nas instituições públicas no Recife: desafios curriculares e da prática docente”. Assim, este texto propõe uma reflexão sobre a importância e a complexidade que envolve o estágio curricular supervisionado que, conforme os dados apresentados, ainda constitui a principal interação do licenciando com o mundo do trabalho.Referências
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