Considerações sobre a importância do estágio curricular supervisionado enquanto espaço formativo de saberes e docência na geografia

Autor/innen

  • Janiara Almeida Pinheiro Lima Secretaria Municipal de Ensino do Recife (SEEL/RECIFE); Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE/PE), Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5183-7693

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253545

Schlagworte:

Estágio curricular supervisionado, Espaço formativo, Saberes docentes, Reflexão docente, Licenciatura em Geografia.

Abstract

O presente trabalho denota da participação no I Seminário de Estágio de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem como objetivo principal contribuir com as discussões sobre a importância do estágio curricular supervisionado enquanto espaço formativo de saberes e docência. Desse modo, apresenta a compilação das informações proferidas na palestra de encerramento do seminário, trazendo discussões sobre os saberes docentes, o ser professor de Geografia na Educação Básica, o saber ensinar, bem como apresenta dados sobre a importância do estágio supervisionado nas licenciaturas em Geografia presenciais no Recife, advindos de um breve recorte da pesquisa de dissertação de mestrado recém-apresentada ao Programa de Pós-graduação em Geografia, em março de 2021 intitulada “Formação inicial do(a) professor(a) de Geografia nas instituições públicas no Recife: desafios curriculares e da prática docente”. Assim, este texto propõe uma reflexão sobre a importância e a complexidade que envolve o estágio curricular supervisionado que, conforme os dados apresentados, ainda constitui a principal interação do licenciando com o mundo do trabalho.

Autor/innen-Biografie

Janiara Almeida Pinheiro Lima, Secretaria Municipal de Ensino do Recife (SEEL/RECIFE); Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE/PE), Recife, PE, Brasil

Mestra em Geografia (PPGEO/UFPE); Professora de Geografia efetiva da Rede Municipal de Ensino do Recife (SEEL/RECIFE) e da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco (SEE/PE); Pesquisadora do Grupo de pesquisa em Ensino de Geografia e Construção de Conceitos Geográficos – GEOCONCEITO/UFPE; Membro do Laboratório de Pesquisa e Inovação – LEGEP/UFPE, E-mail: janiara8890@gmail.com.

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Veröffentlicht

2022-04-11

Zitationsvorschlag

Lima, J. A. P. (2022). Considerações sobre a importância do estágio curricular supervisionado enquanto espaço formativo de saberes e docência na geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 235–254. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253545