Las prácticas supervisadas y la prórroga comoespacio de diálogo entre universidad y escuela
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253566Palabras clave:
profesor de Geografía, pasantía supervisada, extensión, enseñanza remota de emergenciaResumen
Resultado de reflexiones generadasa partir de una acción de extensión, realizada con estudiantes de la Licenciatura en Geografía de la Universidad Federal de Pernambuco, este estudio buscó comprender el papel del currículo en la Enseñanza de la Geografía y los cambios ocurridos en la formación inicial según a los cambios provocados por la enseñanza remota de emergencia -implementada debido a la necesidad de aislamiento social. En ese sentido, retomamos algunas lecturas y fragmentos de la parte que trata sobre la formación y el trabajo docente y buscamos reflexionar sobre la experiencia de las discusiones y la realización del evento titulado I Seminario de Pasantía de Licenciatura en Geografía en la UFPE; lo que permitió visualizar la importancia de construir espacios de diálogo al interiorde las Instituciones de Enseñanza, involucrando a la Universidad y la Educación Básica, para una verdadera intervención social y en el proceso de formación docente.
Citas
CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia: O professor. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2013.
CAVALCANTI, L.S. O Ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PIMENTA, S.G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S.G. GHERDIN, E. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SOUZA, R.C.C.R. Formação de professores e paradigmas educacionais: contradições e utopias. In: Poésis e Práxis Formação, profissionalização, práticas pedagógicas. Goiânia: Editora Kelps, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Priscylla Karoline de Menezes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.