O estágio supervisionado e a extensão como espaço de diálogo entre universidade e escola

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253566

Schlagworte:

professor de geografia, estágio supervisionado, extensão, ensino remoto emergencial.

Abstract

Resultado de reflexões geradas a partir de uma ação extensionista, realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, este estudo buscou compreender o papel do currículo no Ensino de Geografia e as alterações ocorridas na formação inicial em função das modificações provocadas pelo ensino remoto emergencial – implantado devido a necessidade do isolamento social. Nesse sentido, retomamos algumas leituras e fragmentos da parte que tratamos da formação e do trabalho docente e buscamos refletir sobre a experiência das discussões e da realização do evento intitulado I Seminário de Estágio de Licenciatura em Geografia da UFPE; que nos permitiu visualizar a importância de construirmos espaços de diálogo dentro das Instituições de Ensino, envolvendo Universidade e Educação Básica, para uma verdadeira intervenção social e no processo de formação de professores.

Autor/innen-Biografie

Priscylla Karoline de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciências Geográficas

Professora do Departamento de Ciências Geográficas.

Literaturhinweise

CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia: O professor. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2013.

CAVALCANTI, L.S. O Ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PIMENTA, S.G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S.G. GHERDIN, E. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SOUZA, R.C.C.R. Formação de professores e paradigmas educacionais: contradições e utopias. In: Poésis e Práxis Formação, profissionalização, práticas pedagógicas. Goiânia: Editora Kelps, 2014.

Veröffentlicht

2022-04-11

Zitationsvorschlag

de Menezes, P. K. (2022). O estágio supervisionado e a extensão como espaço de diálogo entre universidade e escola. Revista Ensino De Geografia (Recife), 5(1), 303–312. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253566