O estágio supervisionado e a extensão como espaço de diálogo entre universidade e escola
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253566Parole chiave:
professor de geografia, estágio supervisionado, extensão, ensino remoto emergencial.Abstract
Resultado de reflexões geradas a partir de uma ação extensionista, realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, este estudo buscou compreender o papel do currículo no Ensino de Geografia e as alterações ocorridas na formação inicial em função das modificações provocadas pelo ensino remoto emergencial – implantado devido a necessidade do isolamento social. Nesse sentido, retomamos algumas leituras e fragmentos da parte que tratamos da formação e do trabalho docente e buscamos refletir sobre a experiência das discussões e da realização do evento intitulado I Seminário de Estágio de Licenciatura em Geografia da UFPE; que nos permitiu visualizar a importância de construirmos espaços de diálogo dentro das Instituições de Ensino, envolvendo Universidade e Educação Básica, para uma verdadeira intervenção social e no processo de formação de professores.Riferimenti bibliografici
CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia: O professor. Ijuí, RS: Ed. UNIJUÍ, 2013.
CAVALCANTI, L.S. O Ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PIMENTA, S.G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S.G. GHERDIN, E. (Orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SOUZA, R.C.C.R. Formação de professores e paradigmas educacionais: contradições e utopias. In: Poésis e Práxis Formação, profissionalização, práticas pedagógicas. Goiânia: Editora Kelps, 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Priscylla Karoline de Menezes

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.