Espaço escolar e transformações na paisagem: uma experiência desenvolvida no formato remoto em uma escola pública de São Bento/PB
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248221Mots-clés :
Ensino Remoto, Modelo Híbrido, Geografia, processo de aprendizagemRésumé
As mudanças trazidas pelo COVI-19, fez com que a vivência diária nas instituições educacionais passasse por adequações instantâneas. Por esse motivo, escolas e professores tiveram que buscar introduzir em sua rotina, novos métodos e práticas de ensino que viessem a atender a essa realidade. Partindo disso, esse artigo versa sobre as experiências e reflexões adquiridas pela execução de uma proposta didática, planejada para o ensino remoto e ancorada nos procedimentos teórico-metodológicos do modelo híbrido, tendo como base, o conteúdo curricular da disciplina de Geografia para o 3º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Portanto, organizar uma atividade didática com estes aspectos, possibilitou autonomia para o aluno em relação ao seu processo de aprendizagem e contribuiu para a reflexão do professor em relação a sua prática e a importância de se presar por um planejamento didático flexível, tendo como objetivo, o progresso individual de cada educando.Références
CAVALCANTI, L. de S. O trabalho do professor de geografia e tensões entre demandas da formação e do cotidiano escolar. In, Conhecimentos da geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: ICG, 2017. (p. 100-123).
FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.
BACICH, B.; TANZI NETO A.; TREVISAN, F. de Mello (org). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015
GARCIA, T. C. M. [et al]. Ensino Remoto Emergencial: proposta de design para organização das aulas. [recurso digital]. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. (Caderno 1).
HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 45. ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. - (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor).
MORAIS, I. [et al]. Ensino Remoto Emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. [recurso digital]. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. (Caderno 2).
SÃO BENTO. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Emenda nº 002/2020/CME, de 4 de maio de 2020. Emenda as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas Municipais de São Bento/2020, São Bento - Paraíba: Secretaria Municipal de Educação - Concelho Municipal de Educação, 2020. 11p.
______. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Escola Samuel de Oliveira Ramalho. Projeto Político Pedagógico. São Bento, 2018. 17p.
SILVA, L. R. da. Docência na contemporaneidade: desafios para professores no ensino superior. Revista Primus Vitam - Nº 5 – 1º semestre de 2013.
THIESEN, J. da S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem de ensino. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.1, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Elaine Cristina de Medeiros Pereira, Tânia Cristina Meira Garcia 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.