School space and landscape transformation: an experience developed in remote format in a public school in São Bento / PB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248221

Keywords:

Remote Education, Hybrid Teaching, Geography, Learning process

Abstract

The changes brought about by COVID-19, triggered the instant adaptation of the daily experience of theschool space. For this reason, schools and teachers had to seek to introduce in their routine, new didactic / pedagogical strategies that came with the purpose of meeting this reality that involves the temporary suspension of face-to-face classes. In this sense, the proposed investigation deals with the experiences and reflections acquired by the execution of a didactic proposal, planned for remote teaching and anchored in the didactic / pedagogical aspects of the hybrid model, based on the curricular content ofthe Geography discipline for the 3rd year of Elementary School, Early Years. therefore, organizing a didactic activity with these aspects, allowed the student autonomy in relation to his learning process and contributed to the reflection of the teacher in relation to his practice and the importance of holding on to a flexible didactic planning, having as objective, the individual progress of each student.

Author Biographies

Elaine Cristina de Medeiros Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de pós-graduação em Geografia - GEOPROF - CERES. Graduada em Pedagogia 2014.1, UFRN/CERES- Caicó. Pós-graduada em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido em uma abordagem Interdisciplinar, EAD/IFRN, Pólo-Caicó. Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2009 a 2012. Servidora pública do município de São Bento - PB (professor polivalente). Trabalhou como professora contratada de Geografia pela SEEC-RN/2017 (de agosto de 2017 a março de 2019). Exerceu a função de professora contratada pela prefeitura municipal de São João do Sabugi, nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016. Atuou em projetos de pesquisa voltados para o espaço urbano e a dinâmica regional de cidades do Rio Grande do Norte. Bolsista de extensão pelo programa Pet Conexões de Saberes, no período de 30 de Dezembro de 2010 à 12 de dezembro de 2012, além da participação na Ação de Extensão ' Cursinho da UFRN - Edição 2011', promovida pelo(a) CERES - Departamento de Geografia.

Tânia Cristina Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1985), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenadora do Programa Pós-graduação em Geografia - Mestrado Profissional - GEOPROF, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor tutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador de Polo UAB/SEDIS-UFRN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação docente, educação, saberes e escola.

References

CAVALCANTI, L. de S. O trabalho do professor de geografia e tensões entre demandas da formação e do cotidiano escolar. In, Conhecimentos da geografia: percursos de formação docente e práticas na educação básica. Belo Horizonte: ICG, 2017. (p. 100-123).

FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 3, p. 601-614, jul./set. 2015.

BACICH, B.; TANZI NETO A.; TREVISAN, F. de Mello (org). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015

GARCIA, T. C. M. [et al]. Ensino Remoto Emergencial: proposta de design para organização das aulas. [recurso digital]. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. (Caderno 1).

HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 45. ed. Porto Alegre: Mediação, 2017.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. - (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor).

MORAIS, I. [et al]. Ensino Remoto Emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. [recurso digital]. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. (Caderno 2).

SÃO BENTO. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Emenda nº 002/2020/CME, de 4 de maio de 2020. Emenda as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas Municipais de São Bento/2020, São Bento - Paraíba: Secretaria Municipal de Educação - Concelho Municipal de Educação, 2020. 11p.

______. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Escola Samuel de Oliveira Ramalho. Projeto Político Pedagógico. São Bento, 2018. 17p.

SILVA, L. R. da. Docência na contemporaneidade: desafios para professores no ensino superior. Revista Primus Vitam - Nº 5 – 1º semestre de 2013.

THIESEN, J. da S. Geografia escolar: dos conceitos essenciais às formas de abordagem de ensino. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.1, 2011.

Published

2021-07-26

How to Cite

Medeiros Pereira, E. C. de, & Meira Garcia, T. C. (2021). School space and landscape transformation: an experience developed in remote format in a public school in São Bento / PB. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(2), 14–35. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248221