O ensino de geografia e o livro didático em escolas públicas no município de Caicó/RN

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261057

Mots-clés :

Docência e Pesquisa, Ensino de Geografia, Livro Didático, Práticas Pedagógicas

Résumé

Este artigo foi desenvolvido a partir das discussões geradas pela disciplina de Ensino de Geografia I, ministrada no semestre 2022.1 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó/RN. Tem por objetivo analisar as práticas docentes de Geografia no Ensino Fundamental I em escolas do município de Caicó/RN, e como a ocorre o processo de escolha dos livros didáticos, com intuito de verificar os critérios utilizados pelos professores e/ou diretores. A pesquisa foi desenvolvida a partir da visita de campo a duas escolas – X e Y – em bairros distintos. A partir da apuração de formulário disponibilizado no Google Forms composto por oito (8) questões discursivas, que apontam para o objetivo do artigo. Além disso, na realização da pesquisa bibliográfica utilizamos documentos escolares como: as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (2018), Cavalcanti (2012), Cruz (2007), Franco (2016) e Goulart (2012). Por fim, constatou-se que os docentes das escolas estudadas utilizam práticas pedagógicas diversas, bem como recursos didáticos variados. Entretanto, há um desconhecimento significativo dos critérios utilizados para escolha dos livros didáticos, que, hipoteticamente, é suprida pela utilização de práticas inovadoras.

Bibliographies de l'auteur-e

Leyvison Gabriel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Amanda Marilia Soares Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Djanní Martinho dos Santos Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Educação pela UFRN. Professor colaborador do DEDUC/CERES Caicó.

Références

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.

BANDEIRA, Andreia; STRANGE, Carlos Eduardo B.; SANTOS, Júlio Murilo T. Uma proposta de critérios para análise de livros didáticos de ciências naturais na educação básica. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 3, 2012, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UTFPR, 2012. 10p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAVALCANTI, L.S. Geografia escolar: reflexões sobre conhecimentos articulados na teoria e na prática docentes. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, UNICAMP, Campinas, 2012.

CRUZ, Giseli Barreto da. A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares. Educar em Revista [online]. 2007, n. 29, pp. 191-205. Disponível em: http://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100013. Acesso em: 11 JUL. 2022.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2016, v. 97, n. 247. pp. 534-551. Disponível em: http://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353. Acesso em: 6 JUL. 2022.

FONSECA, G.; CALDEIRA, A. M. A. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p.70-92, set./dez. 2008.

GOULART, L. B. O que afinal um professor dos anos iniciais precisa saber para ensinar geografia? Percursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 8-19, jul./dez. 2012.

PELUSO, Marília Luíza. O processo de avaliação do livro didático de Geografia, uma aposta no futuro. In. SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. (org.). Livros didáticos de História e Geografia Avaliação e Pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.

Rede Brasil Atual (RBA) [On-line]. Governo Bolsonaro corta recursos da educação básica. 2019. Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2019/07/governo-bolsonaro-corta-recursos-da-educacao-basica/. Acesso em: 18 jul. 2022.

Publié-e

2024-06-18

Comment citer

Leyvison Gabriel, Souza, A. M. S., & Sobrinho, D. M. dos S. (2024). O ensino de geografia e o livro didático em escolas públicas no município de Caicó/RN. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(1), 16–28. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261057