O ensino de geografia e o livro didático em escolas públicas no município de Caicó/RN
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261057Mots-clés :
Docência e Pesquisa, Ensino de Geografia, Livro Didático, Práticas PedagógicasRésumé
Este artigo foi desenvolvido a partir das discussões geradas pela disciplina de Ensino de Geografia I, ministrada no semestre 2022.1 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó/RN. Tem por objetivo analisar as práticas docentes de Geografia no Ensino Fundamental I em escolas do município de Caicó/RN, e como a ocorre o processo de escolha dos livros didáticos, com intuito de verificar os critérios utilizados pelos professores e/ou diretores. A pesquisa foi desenvolvida a partir da visita de campo a duas escolas – X e Y – em bairros distintos. A partir da apuração de formulário disponibilizado no Google Forms composto por oito (8) questões discursivas, que apontam para o objetivo do artigo. Além disso, na realização da pesquisa bibliográfica utilizamos documentos escolares como: as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (2018), Cavalcanti (2012), Cruz (2007), Franco (2016) e Goulart (2012). Por fim, constatou-se que os docentes das escolas estudadas utilizam práticas pedagógicas diversas, bem como recursos didáticos variados. Entretanto, há um desconhecimento significativo dos critérios utilizados para escolha dos livros didáticos, que, hipoteticamente, é suprida pela utilização de práticas inovadoras.
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© Leyvison Gabriel Dantas da Silva, Amanda Marilia Soares Souza, Djanní Martinho dos Santos Sobrinho 2024

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